Bolsa Oportunidades

AMF investe 5 milhões de euros

quarta-feira, 5 de julho de 2023
Empresa de Guimarães vai investir 5 milhões de euros em Lousada
AMF investe 5 milhões de euros

A empresa de calçado de segurança, AMF Safety Shoes, sediada em Guimarães, vai investir 5 milhões de euros em novas instalações em Lousada, com novas tecnologias na área da injeção, segundo o seu administrador. “Nós acreditamos que Lousada será o futuro de todos os nossos investimentos”, avançou à Lusa o empresário Albano Fernandes, referindo que naquele concelho do distrito do Porto há “melhores condições de pessoas, localização e logísticas de acesso muito mais fáceis”.

Na primeira fase, está previsto o investimento de 5 milhões de euros em três anos, mas a AMF aponta para a possibilidade de investimentos posteriores em Lousada, na linha do que aconteceu noutra empresa do grupo situada em Vila do Conde.

Em Lousada, o investimento passa pela aquisição das instalações de uma antiga unidade industrial, em Boim, que serão totalmente remodeladas e onde será criada uma extensão logística da AMF, avançou Albano Fernandes.Para as futuras instalações, em fase de projeto, está prevista, também, uma área industrial, com novas tecnologias na área de injeção, com máquinas específicas em desenvolvimento "que não existem ainda no mercado", contando com o apoio financeiro do Programa de Recuperação e Resiliência (PRR). “São investimentos intensivos na maquinaria. Pretendemos fazer a fábrica modelo dessa tecnologia em Lousada, com formas diferentes de fazer sapatos”, destacou.

O novo espaço será também o local onde serão recebidos clientes, formados os colaboradores e localizada a loja modelo da marca comercial da empresa, na área de equipamentos de proteção individual. Albano Fernandes admitiu que o futuro do grupo passará por apostar mais em Lousada, deixando de investir em Guimarães e diminuindo o investimento em Vila do Conde, cuja unidade está a ficar no “limite da capacidade de captar pessoas”.

Na primeira fase, as instalações em Lousada vão necessitar de 25-30 pessoas, mas esse número deverá aumentar, acompanhando a dinâmica de crescimento do grupo. Em Vila do Conde, Albano Fernandes recordou que, em oito anos, o número de colaboradores passou de 22 para 140.

A AMF exporta atualmente 85% da sua produção de equipamentos de proteção individual, maioritariamente para a Europa, nomeadamente Alemanha, Escandinávia, Suíça e Países Baixos. O processo de expansão atual de mercados passa pelos Estados Unidos e Canadá. O volume de negócios em 2022 foi de 18 milhões de euros e no conjunto do grupo foi de 29 milhões. Para este ano, previu o empresário, serão ultrapassados os 35 milhões de euros.

685

Voltar