Bolsa Oportunidades

Webinar - 15 dezembro

BIOSHOES WEBINARS: Nova Geração de Materiais Biológicos para Calçado e Marroquinaria

quinta-feira, 7 de dezembro de 2023
Webinar | 15 dezembro | 11h30

Luísa Sousa, da empresa Monteiro Ribas e a designer Maria Gambina vão falar da nova geração de materiais biológicos, disponíveis para utilizar em calçado e marroquinaria e do comportamento do consumidor na atualidade.
BIOSHOES WEBINARS: Nova Geração de Materiais Biológicos para Calçado e Marroquinaria

A nova geração de materiais biológicos para calçado e marroquinaria representa um avanço significativo no compromisso com a sustentabilidade na indústria da moda. O Cluster do Calçado adotou a visão de se tornar uma referência internacional no desenvolvimento de soluções sustentáveis. Essa visão visa fortalecer as exportações portuguesas, sustentadas por uma base produtiva nacional altamente competitiva, fundamentada no conhecimento e na inovação.

Neste contexto, no âmbito do projeto BioShoes4All, o CTCP convida-o a participar num webinar designado por "Nova Geração de Materiais Biológicos para Calçado e Marroquinaria", no próximo dia 15 de dezembro (sexta-feira), às 11h30. Esta sessão tem como propósito aprofundar a compreensão acerca da inovadora geração de materiais biológicos para calçado e marroquinaria, nomeadamente os desenvolvidos pela Monteiro Fabrics no âmbito do BioShoes4All. Estes materiais consistem em tecidos revestidos compostos principalmente por elementos naturais ou reciclados, oferecendo alternativas mais sustentáveis em relação aos convencionais materiais sintéticos e, também, promovendo a adoção de práticas conscientes por parte dos profissionais do setor. A presença da designer de moda Maria Gambina enriquecerá a discussão, proporcionando uma perspetiva singular.

Nesta sessão online serão abordados os seguintes temas:

- Novos materiais têxteis revestidos para calçado, destacando a sustentabilidade e características veganas;
- Análise das propriedades técnicas de novos produtos sustentáveis para calçado;
- Aspetos logísticos e da cadeia de fornecimento de produtos nacionais;
- Compreensão dos comportamentos do consumidor e estratégias de marcas;
- Perspetiva do criador de moda e inspiração diante dos desafios;
- Importância da proximidade entre indústria e criadores no design de produtos.

Oradoras
Luísa Sousa, é doutorada em Engenharia Química pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto e, desde 1995 que se dedica ao setor do calçado, tendo ocupado cargos de direção técnica e comercial em unidades de curtumes. Integrou também, durante 9 anos, a direção do Centro Tecnológico das Indústrias do Couro. Atualmente, é diretora de operações no Grupo Monteiro Ribas e é a coordenadora da Monteiro Fabrics no projeto BioShoes4All.

Maria Gambina é uma das mais notáveis designers de moda portuguesa, várias vezes premiada e com reconhecimento internacional. Começou pela pintura em Belas Artes no Porto em 1989, formou-se em design de moda no CITEX em 1992 e logo nesse ano apresentou a sua primeira colecção, habituando-nos às suas criações nas passerelles desde então. Concebeu inúmeras projetos de fardas corporativas e aposta na venda exclusiva da sua marca no seu próprio estúdio. Tem um longo percurso como docente de cursos de design de moda, primeiro no CITEX e posteriormente na ESAD.
Maria Gambina é, também, uma amante da música, e não será inédito vê-la em funções de DJ em bares do Porto a partilhar a música que tanto a inspira.


Moderadora
Maria José Ferreira
Diretora de Investigação e Qualidade no CTCP - Centro Tecnológico do Calçado de Portugal e coordenadora do projeto BioShoes4All.

Inscrições


A participação no webinar é gratuita, mas carece de inscrição prévia AQUI.


755

Voltar