Bolsa Oportunidades

CTCP proporciona experiência internacional a jovens europeus

terça-feira, 9 de novembro de 2021
11 estudantes / 4 países / 2 semanas / 4 pares de sapatos confortáveis, sustentáveis e com design inovador
CTCP proporciona experiência internacional a jovens europeus

No âmbito do projeto europeu SciLed Erasmus+ (https://sciled.eu/), o CTCP recebeu 11 jovens provenientes de Espanha, Itália, Grécia e Roménia para uma atividade de formação ( Training learning Experience).

Durante duas semanas, de 18 e 28 de outubro de 2021,  os jovens viveram, no Centro Tecnológico do Calçado de Portugal (CTCP), dias de muita criatividade e inovação que resultaram em 4 modelos de calçado que aliam o conforto e a sustentabilidade a um design inovador.

O CTCP, em conjunto com os parceiros do projeto SCILED, organizou este programa intensivo de formação, workshops, seminários, visitas e partilha de novos métodos de ensino entre os estudantes, formadores e empresas portuguesas do sector. O objetivo desta iniciativa foi transmitir competências sobre a produção de calçado mais sustentável e confortável aliado a um design apelativo.

Os alunos chegaram cheios de ideias e com os protótipos bem definidos.  Juntando a teoria à prática, as ideias foram ganhando forma no FabLab do CTCP - o laboratório de prototipagem com meios de fabricação e conhecimento nas áreas de calçado e marroquinaria – e no departamento de inovação e fabrico digital - com a impressão digital, gravação laser e impressão 3D.

Com muita partilha, garra e determinação, os quatro projetos (um por  grupo) foram desenvolvidos. Todos modelos diferentes mas que tinham em comum um design inovador, e características de conforto e sustentabilidade incorporadas. No último dia desta experiência cada grupo apresentou o seu modelo, aos parceiros que se encontravam em Portugal para uma reunião técnica de trabalho.  



Testemunhos dos participantes

“Para mim, esta experiência foi bastante enriquecedora e é algo que quero sempre recordar. Obrigado ao CTCP pela estrutura com que nos foi passado todo o que conhecimento, que serviu para melhorar ainda mais as minhas capacidades.” Gianluca Polo, Itália.

“Estas duas semanas foram muito produtivas. No meu curso não temos design de calçado e pude desenvolver essa habilidade no CTCP.” Alejandre Martinez, Espanha.

“O que mais me surpreendeu foram os ensaios de laboratório, nomeadamente o de decomposição dos materiais.” Katerina Papastergiopoulou, Grécia.

“Esta experiência contribuiu imenso para melhorar as minhas habilidades e obter mais conhecimentos tanto ao nível do calçado como ao nível tecnológico. O que mais me surpreendeu foi o contacto com as tecnologias como: gravação laser e impressão 3D.” Alexandru Urma, Roménia.


Assista ao vídeo destas experiência vivida no CTCP:




1450

Voltar