Bolsa Oportunidades

Design, Digital e Desperdício Zero em discussão no CTCP

terça-feira, 17 de outubro de 2023
A Jornada Design ao Cubo ocorreu no passado dia 12 de outubro
 Design, Digital e Desperdício Zero em discussão no CTCP

No passado dia 12 de Outubro, realizou-se a Jornada Design ao Cubo: Design, Digital e Desperdício Zero, em colaboração com a MIND – Software Multimédia Industrial, S.A. O evento ocorreu nas instalações do CTCP em São João da Madeira e reuniu dezenas de entusiastas de design e sustentabilidade no setor do calçado.


A jornada teve início com o Painel 1, intitulado "Processo Criativo e Inovação" no âmbito do projeto ShoeDigiNov, com Ricardo Conceição, representante da Shoelutions, como orador. Após uma breve apresentação da marca Shoelutions e de alguns dos seus serviços, enfatizou a importância do processo criativo, delineando as várias fases que o compõem. Para além disso, ainda destacou o papel crucial da criatividade na prática de reciclagem.

O Painel 2, intitulado "A Importância do Ecodesign na Criação de Calçado", no âmbito do projeto BioShoes4All, contou com a participação de dois oradores. Vera Pinto, investigadora sénior do CTCP, que discutiu estratégias de Ecodesign no setor do calçado, enquanto Pedro Almeida, designer e professor na Universidade de Aveiro, explicou a relevância do Ecodesign na indústria, dentro do contexto nacional.

A sessão culminou com a entrega dos prémios do Concurso MindShoeDesign, organizado pela MIND. A competição desafiou os designers de calçado a criar modelos conceituais em torno do tema "Sustentabilidade" usando o software Mind ShoeDesign.

O primeiro prémio de menção honrosa foi concedido a Paulo Silva, com a distinção entregue por Paulo Gonçalves da APICCAPS. Urma Alexandru também recebeu uma menção honrosa, embora não tenha comparecido ao evento. Corina Galai recebeu a última menção honrosa, apresentada por Fernando Vasconcelos da Mind. 

O terceiro lugar foi conquistado por Eric Medeiros, que lamentavelmente não pôde comparecer. Catarina Santos ganhou o segundo lugar, atribuído por Ricardo Conceição da Solutions Lda. Por fim, o prémio de primeiro lugar foi concedido a Raluca Lupu, uma estudante da Universidade Técnica Gheorghe Asachi de Ia?i, cujo conceito intitulado "Sneaker Reinventado" foi premiado pela diretora geral do CTCP, Luísa Correia.

Para concluir, alguns dos participantes do evento, incluindo duas das vencedoras do Concurso MindShoeDesign, desfrutaram de uma visita guiada pelas instalações do CTCP. Durante a visita, demonstraram entusiasmo ao conhecer e aprender sobre os vários processos de teste e fabricação de calçado.

450

Voltar