Bolsa Oportunidades

Gestão eficaz de stocks é fundamental para o sucesso das empresas

segunda-feira, 25 de janeiro de 2021
Guia prático: Gestão e Stocks
E-book disponível
Gestão eficaz de stocks é fundamental para o sucesso das empresas

É fundamental, em qualquer empresa, que exista um controlo eficiente e em tempo real da matéria-prima e do produto acabado disponível, facilitando os processos administrativos e minimizando os erros operacionais.

Uma boa gestão de stocks é essencial para as empresas manterem o equilíbrio entre assegurar o stock suficiente para responder rapidamente às suas necessidades e evitar o excesso de materiais e produtos armazenados.

No sector do calçado o custo das matérias primas consumidas pode representar mais de 50% do volume de vendas, o que mostra que a gestão dos stocks e das compras são fatores de relevância na gestão atual das empresas. Esta é uma questão fundamental já que uma boa gestão de stocks pode fazer a diferença entre a viabilidade da empresa e dificuldades financeiras.

Por outro lado, com o crescimento das lojas online, tornou-se mais evidente a necessidade de uma gestão de stocks de produto acabado eficaz. Problemas nas entregas podem dar uma má reputação à marca, gerar a desconfiança dos consumidores e, como consequência, uma queda das vendas.

Mesmo uma pequena empresa pode ter que gerir um número elevado de stocks, tendo, portanto, que encontrar um equilíbrio justo entre os custos de gestão das diferentes existências e o risco em que incorre, se houver uma rutura.

Conseguir este equilíbrio de forma permanente nas PME é uma tarefa difícil, no entanto existem algumas técnicas que as empresas podem adotar que ajudam neste processo.

Para apoiar as empresas do setor, o CTCP desenvolveu um Guia prático: Gestão e Stocks, que disponibiliza de forma gratuita  - Descarregue este E-book AQUI.


Este Guia foi desenvolvido no âmbito do projeto kit4foot, cofinanciado pelo FITEC, Programa Interface.




1916

Voltar

Relacionado