Bolsa Oportunidades

Macosmi reforça compromisso com a sustentabilidade

terça-feira, 30 de janeiro de 2024
Empresa recebe certificação pela Norma ISO 14001. Processo contou com o apoio do CTCP.
Macosmi reforça compromisso com a sustentabilidade


A empresa Macosmi, reconhecida pelo seu compromisso de longa data com práticas sustentáveis, acaba de conquistar a certificação ISO 14001 - Sistemas de Gestão Ambiental. Esta conquista é encarada pela Macosmi como um passo complementar no seu extenso percurso de consciencialização ambiental e não apenas como um mero objetivo isolado.

"A certificação pela norma 14001 nunca foi vista como um objetivo isolado, mas sim como um complemento no nosso já extenso percurso de consciencialização sustentável e ambiental. Sentimos que este era o momento certo para formalizar diversos processos existentes e criar novas dinâmicas neste mesmo âmbito", afirma Pedro Machado, diretor de produção da Macosmi e responsável pelo processo de certificação da empresa.

A implementação da norma 14001 reflete-se em medidas e ações constantes por toda a equipa, com vista a uma maior sustentabilidade e preocupação ambiental a nível interno. Esses esforços internos  traduzir-se-ão em impactos externos, influenciando o dia a dia de todos que interagem com a empresa.

Em relação à carteira de clientes, a Macosmi acredita que a certificação será uma mais-valia, dando resposta à crescente preocupação global com a sustentabilidade. "Observamos uma crescente preocupação acerca deste tópico entre os nossos clientes, o que nos permitirá criar novas metas e medidas, formalizar processos e demonstrar que a Macosmi está, não apenas a acompanhar uma tendência, mas faz parte desse interesse mundial pela sustentabilidade", destacou este responsável.

Esta certificação, fundamentada na imagem da Macosmi não apenas atesta o empenho da empresa na promoção de práticas responsáveis, como também reforça o seu comprometimento com a preservação e conservação ambiental.

A Macosmi escolheu o Centro Tecnológico do Calçado de Portugal (CTCP) para seu parceiro  no processo de implementação da norma que levou à sua certificação. Para Pedro Machado “a presença do CTCP foi sentida em todos os processos. O seu constante acompanhamento ao longo da implementação da norma, contribuiu sem dúvida para o resultado obtido, neste caso a certificação de empresa segundo a norma ISO 14001”.

A parceria com o CTCP reforça o compromisso da empresa com práticas sustentáveis, enfatizando o seu constante esforço pela excelência ambiental. É importante destacar que esta parceria vai mais além do processo atual de certificação, pois a relação de trabalho entre a Macosmi e o CTCP existe há muitos anos, sendo uma colaboração contínua. Além disso, a Macosmi faz parte das 140 empresas comprometidas com práticas sustentáveis no setor do calçado, tendo assinado o compromisso verde do setor, um trabalho que está a ser desenvolvido pelo CTCP junto das empresas. Esta iniciativa reflete o comprometimento duradouro da empresa com a sustentabilidade e a sua contribuição para um futuro mais “verde” no setor.

Mais de 25 Anos dedicados à produção de calçado

Fundada em 1997, a MACOSMI – Shoe Factory acumula mais de vinte e cinco anos de experiência na indústria do calçado. Inicialmente, a empresa começou com 12 funcionários e com a capacidade de produzir 100 pares de sapatos masculinos diariamente.

Ao longo dos anos, a dedicação inabalável à produção de calçado permaneceu uma constante na filosofia da MACOSMI. Inicialmente especializada em calçado masculino, a empresa expandiu-se para abranger uma ampla variedade de produtos. Atualmente, com uma equipa composta, por mais de uma centena de colaboradores, altamente qualificados, a empresa atinge uma produção de 1.500 pares de sapatos diariamente.

A missão da MACOSMI reflete não apenas a sua experiência no fabrico de calçado, mas também o compromisso com a qualidade, a inovação e a responsabilidade ambiental. A empresa estabeleceu como missão "fabricar calçado de qualidade, através de soluções criativas e trabalhando de forma sustentável os diversos materiais que o compõem, contribuindo para o conforto e bem-estar dos consumidores e para a preservação e proteção do meio ambiente".

Ao longo das décadas, a MACOSMI – Shoe Factory tem demonstrado uma capacidade de se adaptar às necessidades do mercado, mantendo-se fiel à sua missão.

866

Voltar