Projetos

DigitalFABLAB - Formação digital para o fabrico de calçado

erasmus-completo.jpg

Acrónimo: DigitalFABLAB

Título : DigitalFABLAB - Formação digital para o fabrico de calçado

Data Início: 01/03/2021

Data Conclusão: 28/02/2023

Duração(Meses): 24

Web Site: http://www.digitalfablab.eu

Área Tecnológica: Diversos

Setor Atividade: Calçado

Resumo


Em 2019, a indústria europeia do calçado empregava mais de 278 000 pessoas em mais de 21 000 empresas. As empresas europeias de calçado são maioritariamente PMEs e as suas estratégias de desenvolvimento focam-se em produtos de alta qualidade, no artesanato, na flexibilidade e na diferenciação e valor acrescentado. Sendo uma indústria de mão de obra intensiva, o know-how e as competências são a chave para o sucesso global.
Atualmente, cerca de 35% dos trabalhadores têm mais de 50 anos de idade, tornando fundamental atrair jovens talentos motivados e qualificados. Em paralelo, o Covid-19 teve um impacto profundo na oferta proveniente do Ensino e Formação Profissional (EFP). Novas e inovadoras práticas de EFP devem ser adotadas para atrair novos profissionais, reduzir a lacuna de competências entre Educação e Trabalho, e adaptar-se a um mundo cada vez mais digital.

Através da simulação de experiências do mundo real num FabLab totalmente digital, o projeto basear-se-á nas mais recentes tecnologias para desenvolver ferramentas de aprendizagem pela prática e material didático que ofereçam uma experiência estimulante aos estudantes e os ajudem a adquirir as competências certas para produzir calçado de qualidade a partir de qualquer ponto na Europa.

Objetivos
Criar um FabLab aberto, inteiramente digital, usando Realidade Aumentada para ensinar e aprender competências práticas de fabrico de calçado.
Elaborar um curso digital internacional conjunto, certificado a nível nacional e reconhecido a nível da UE para o desenvolvimento de aptidões práticas no fabrico de calçado.
Formar professores, formadores e coaches em como implementar estratégias de aprendizagem digital para garantir que tais ferramentas sejam bem compreendidas e combinadas, até à sua plena capacidade, em programas de aprendizagem .
Estabelecer uma rede de fornecedores europeus de EFP empenhados em disponibilizar a formação prática digital mais avançada no fabrico de calçado.

Resultados previstos
Um laboratório virtual de fabrico de calçado utilizando a Realidade Aumentada (RA)
Um curso para professores acerca de como desenvolver conteúdos inovadores e atrativos em RA
Um curso internacional conjunto de aprendizagem pela prática, utilizando ferramentas de Realidade Aumentada.
Um percurso metodológico comum para professores/formadores sobre como ensinar utilizando ferramentas com base em Realidade Aumentada.

O apoio da Comissão Europeia à produção desta publicação não constitui uma aprovação do conteúdo que reflecte apenas a opinião dos autores, e a Comissão não pode ser responsabilizada por qualquer utilização que possa ser feita das informações nela contidas.

Voltar