Projetos

META SKILLS4TCLF - Alliance for Cooperation on Digital and Circular Economy Skills for the TCLF sector across Europe

co_funded_by_the_european_union.jpg

Acrónimo: META SKILLS4TCLF

Título : META SKILLS4TCLF - Alliance for Cooperation on Digital and Circular Economy Skills for the TCLF sector across Europe

Data Início: 01/09/2023

Data Conclusão: 31/08/2027

Web Site: http://www.metaskills4tclf.eu/

Área Tecnológica: Formação e Recursos didácticos

Setor Atividade: Diversos

Resumo

As indústrias têxteis, vestuário, couro e calçado (TCLF – Textile, Clothing, Leather, Footwear) na Europa, apresentaram um volume de negócios anual de 195 mil milhões de euros em 2019, estão presentes na maioria dos Estados-Membros da UE, empregam 2 milhões de trabalhadores em 220 600 empresas, das quais mais de 99 % são PME. Os números do emprego estabilizaram, em grande medida, a partir de 2014, com uma ligeira variação entre 2020-2022 devido ao impacto da COVID-19. Não obstante a profunda transformação na última década, com investimentos significativos na promoção de práticas sustentáveis e circulares, estas indústrias carecem de informação e recursos para utilizar soluções otimizadas para alcançar o objetivo de neutralidade climática em 2050.

Por outro lado, a Europa está a embarcar numa rápida transformação digital. A 10 de Março de 2020, a Comissão estabeleceu as bases para uma estratégia industrial que assenta na dupla transição para uma economia verde e digital, com o objetivo de reforçar a autonomia estratégica e tornar as indústrias da UE mais competitivas a nível mundial.

O projeto, Skills4Smart TCLF Industries 2030, que decorreu entre janeiro de 2018 e junho de 2022 constituiu o primeiro passo para uma nova comunidade dinâmica e sustentável de atores privados e públicos empenhados em apoiar o desenvolvimento de competências e oportunidades de emprego no setor TCLF.

A Agenda de Competências para a Europa, publicada pela CE em julho de 2020, muito orientada para a requalificação e a melhoria das competências, em consonância com os principais fatores de mudança na indústria e nos mercados finais – ecológicos e digitais – motivou as organizações a lançarem Pactos de Competências setoriais a nível da UE.

Neste sentido, em dezembro de 2021, foi lançado o Pacto de Competências TCLF, com o objetivo de mobilizar e incentivar todas as partes interessadas a tomar medidas concretas para a melhoria de competências e da requalificação da força de trabalho, respondendo às novas tendências de evolução ao nível das competências digitais e verdes, assim como o envelhecimento da força de trabalho.

Este foi o impulso para o desenvolvimento do projeto METASKILLS4TCLF – Alliance for Cooperation on Digital and Circular Economy Skills for the TCLF sector across Europe como resposta às lacunas de competências no mercado de trabalho a curto e longo prazo, que dificulta o crescimento digital e verde, a inovação, a inclusão e a competitividade dos setores TCLF.

O projeto METASKILLS4TCLF é composto por 21 parceiros e 4 entidades afiliadas e visa dar resposta a todos os objetivos das Alianças para a Cooperação Setorial em matéria de competências, interceta os pilares PACT4SKILLS TCLF e fomenta o compromisso em consolidar e atualizar parte dos resultados do projeto Skills4Smart TCLF Industries 2030, nomeadamente a Estratégia de competências nacional e europeia e os 8 Perfis de qualificação apresentando um âmbito mais alargado, antecipando e respondendo a novas lacunas de competências com recursos educativos multinível e metodologias inovadoras, envolvendo novos atores na cooperação entre o TCLF e o mundo do trabalho, com o objetivo de aumentar a atratividade e a inclusão.

objetivos:
-Atualizar as Estratégias de Competências da UE a nível da UE, e também as existentes a nível nacional, e desenvolver uma para três dos países que ainda não as têm. Isto inclui antecipar e abordar as lacunas de competências nos sectores têxtil, do vestuário, do couro e do calçado (TCLF) através de alianças público-privadas de competências colaborativas a nível regional, trabalhando e desenvolvendo Pactos de Competências regionais.
-Desenvolver currículos inovadores e recursos de formação utilizando novas metodologias de formação. Isto envolve a colaboração com vários actores na comunidade de educação e formação em toda a Europa, assegurando que os programas de formação estão alinhados com as necessidades em evolução dos sectores TCLF.
-Promover a atratividade e a inclusão nestes sectores como uma escolha de carreira. Isto inclui medidas para assegurar que nenhum talento é desperdiçado, proporcionando oportunidades inclusivas para profissionais de diversas origens, e facilitando a sua integração nos sectores.
-Lançar uma campanha de sensibilização: Adicionalmente, os parceiros irão conduzir uma campanha de sensibilização robusta para aumentar a consciencialização sobre os sectores TCLF e as suas oportunidades de carreira.



Os resultados a alcançar são:

- Criação de 3 novas Estratégias de competências nacionais e atualização das 8 Estratégias nacionais desenvolvidas no projeto Skills4Smart TCLF Industries 2030
-Previsão e Monitorização das Necessidades Emergentes de Competências no setor TCLF
-Formação modular “Inside Fashion” num total de 2 currículos para o ensino superior, 2 currículos para o nível EQF 4-5, 2 currículos para o EQF 3-4, alusivos à economia circular para a indústria da moda, todos testados em sessões piloto.
-Criação de formação modular em realidade aumentada e ferramentas de aprendizagem inovadoras
-Campus Europeu de Realidade Virtual
-Formação de formadores para reforçar a oferta de competências
-Campanha de sensibilização para a atratividade das indústrias TCLF e criação de ferramentas de apoio às empresas para a captação de novos talentos para o setor.





Parceiros:

COORDENADOR :: CTCP – Centro Tecnológico do Calçado de Portugal, PT

P1 :: Confederation Europeenne de L’industrie de la Chaussure ASBL, BE

P2 :: Confederation des Associations Nationales de Tanneurs et de Megissiersde la Communaute Europeenne, FR

P3 :: European Apparel and Textile Confederation AISBL, BE

P4 :: Politecnico Calzaturiero SCARL, IT

P5 :: PIN soc.cons. A r.l. – Servizi Didattici e Scientifici per l Universita di Firenze, IT

P6 :: CITEVE – Centro Tecnológico das Indústrias Têxtil e do Vestuário de Portugal, PT

P7 :: SPIN 360 SRL, IT

P8 :: Instituto Tecnologico del Calzado y Conexas, ES

P9 :: Universidad de Lleida, ES

P10 :: Consellería de Educación, Cultura y Deporte, ES

P11 :: Universitatea Tehnica Gheorghe Asachi Din Iasi, RO

P12 :: Centrul National de Dezvoltare a Invatamantului Profesional si Tehnic, RO

P13 :: Pruf-und Forschungsinstitut Pirmasens EV, DE

P14 :: Filk Freiberg Institute GGMBH, DE

P15 :: Hellenic Clothing Industry Association, EL

P16 :: Confindustria Moda – Federazione Italiana Moda e Accessorio, IT

P17 :: Institut Textile et Chimique de Lyon, FR

P18 :: Boras Kommun, SE

P19 :: Ukrainian Association of Light Industry “Ukrlegprom”, UA

P20 :: SIEC Badawcza Lukasiewicz – Lodzki instytut Technologiczny, PL

P21 :: Comune di Prato, IT

P22 :: Regione Toscana, IT

P23 :: Industriall European Trade Union Association de Fait, BE

P24 :: CFZ Cobots sl, ES

P25 :: Agencia per a la Competitivitat de la Empresa, ES



Entidades afiliadas:

Assoc. Port. Industriais Calçado Componentes Artigos Pele e seus Sucedâneos, PT

Universita Degli Studi di Firenze, IT

Associação Têxtil e Vestuário de Portugal, PT

Associacio Leather Cluster Barcelona, ES


PROJECT NUMBER
101111842

Disclaimer
Funded by the European Union. Views and opinions expressed are however those of the author(s) only and do not necessarily reflect those of the European Union or the European Education and Culture Executive Agency (EACEA). Neither the European Union nor EACEA can be held responsible for them.

Voltar

Documentos



    Equipa Responsável

    Parceiros