Notícias

3º episódio - Robotização do processo produtivo

quinta-feira, 15 de julho de 2021
Podcast: Calçar Inovação
3º episódio - Robotização do processo produtivo

Neste 3º episódio do Podcast Calçar Inovação falamos com Armindo Peixoto, Sócio Gerente da Armipex, sobre a Robotização do processo produtivo.

Um empolgante testemunho do empresário, que desde os 10 anos de idade está ligado ao setor do calçado.

Nesta conversa, Armindo Peixoto conta-nos a história da Armipex, que desde sempre andou um passo à frente do seu tempo. Iniciou o processo de internacionalização já em 1981 para a Escandinávia e cedo percebeu a importância de apostar na tecnologia.

A sua curiosidade aliada às necessidades do mercado, levou a empresa a apostar desde muito cedo na robotização do processo produtivo. Já nos anos 80 a empresa começou este processo e desde então nunca mais parou de investir em tecnologia, que na opinião deste empresário “ajuda a melhorar o desempenho em todas as operações, essencialmente  na rapidez, na qualidade e no preço do produto”.

Com base na sua experiência, sustenta que “a robotizção e a automação do processo produtivo é uma ajuda preciosa. Um robot depois de programado executa com perfeição, retira aos trabalhadores esforço físico e dá ao produto qualidade”.
Outra razão que realça é  que a aposta na robotização é também uma aposta na sustentabilidade.

Hoje a Armipex tem em funcionamento uma linha de produção robotizada que permite dar resposta às necessidades dos seus clientes, no entanto este dirigente assume que está sempre à procura de novas soluções que possam colmatar a falta de mão de obra e proporcionar maior qualidade ao produto.




Este ciclo de podcasts realiza-se no âmbito do projeto FeetIn4.0 ( feetin40.eu) – Que visa a adaptação dos locais de trabalho para darem resposta à Era Digital no setor do Calçado na Europa, e é financiado pela Comissão Europeia no âmbito do programa Eramus+.




1943

Voltar

Relacionado