Notícias

A realidade aumentada ao dispor da formação prática

ERASMUS+DIGITALFABLAB

quarta-feira, 28 de abril de 2021
Em março de 2021, deu-se início ao Projeto europeu Erasmus+ digitalFABLAB, liderado pelo CTCP.
A realidade aumentada ao dispor da formação prática

Os promotores, de diferentes países como Bélgica, Chipre, Itália, Portugal, Polónia, Espanha e Roménia reuniram-se à distância, no passado dia 22 de março para dar início ao projeto, que acreditam pode trazer boas práticas de educação e formação profissional aliadas à aprendizagem digital e às novas tecnologias como a Realidade Aumentada. Esta abordagem pode vir a preencher a falta de oferta formativa no local de trabalho e atrair novos profissionais para a indústria.


O projeto terá como base a experiência dos parceiros em investigação, educação /formação e elaboração de ferramentas digitais para desenvolver um FabLab digital, com a incorporação da realidade aumentada. Será desenvolvido um curso de formação internacional para alunos e um recurso para professores/formadores sobre como incorporar a nova plataforma no seu currículo.

Os FabLabs são oficinas partilhadas onde os estudantes podem aceder a equipamentos e tecnologias para conceber e criar produtos, componentes ou acessórios para calçado. Baseiam-se na metodologia "learn by doing" que assenta em simulações e aprendizagem experimental, permitindo aos estudantes aplicar o conhecimento aprendido nas salas de aula, em situações do mundo real.

O projeto digitalFABLAB aproveitará as novas oportunidades oferecidas pela Realidade Aumentada para propor um FabLab totalmente digital, imersivo, acessível de qualquer lugar, e apelativo, que oferecerá uma experiência de aprendizagem pela prática e que se destina a um público muito abrangente.

Os estudantes aprenderão a resolver problemas em contexto real, a testar os seus próprios conhecimentos e aplicá-los na resolução de problemas práticos. Por ser digital, o FabLab irá também desenvolver competências tecnológicas e digitais.

Este FabLab digital pretende atingir e cativar novos profissionais para o setor através dos métodos de aprendizagem cativantes, atrativos e atualizados e que os estudantes de hoje apreciam, e permitir que o VET do calçado acompanhe a nova realidade induzida pelo COVID-19.

O projeto, liderado pelo Centro Tecnológico do Calçado de Portugal (CTCP) contará também com a experiência do Politecnico Calzaturiero (Itália), do Instituto da Indústria do Couro (Polónia), do Centro Tecnológico do Calçado de La Rioja (CTCR - Espanha), da Universidade Técnica Gheorghe Asachi de Iasi (Roménia), da Confederação Europeia do Calçado (CEC) e do fornecedor de tecnologia Hearthands Solutions de Chipre (HESO).

Mais informações em breve em www.digitalfablab.eu

1639

Voltar