Notícias

Ação de Formação: Utilização segura de produtos químicos com diisocianatos no trabalho

12 julho

segunda-feira, 19 de junho de 2023
O CTCP vai promover no próximo dia 12 de julho, às 17 horas, uma formação online. Inscrições a decorrer.
Ação de Formação: Utilização segura de produtos químicos com diisocianatos no trabalho


A 4 de Agosto de 2020 foi publicada, no Jornal Oficial da União Europeia (2020/1149), uma nova restrição, no que respeita a diisocianatos com o objetivo de melhorar a proteção dos trabalhadores e garantir a aplicação das melhores práticas, em toda a UE, em termos de saúde e segurança. Este regulamento indica que a sensibilização respiratória provocada pela exposição a diisocianatos, tanto por inalação como dérmica, leva ao aparecimento de asma ocupacional nos utilizadores. Por esta razão, o Regulamento define um conjunto de requisitos e restrições para utilizadores de produtos que contenham esta substância.
 
Um dos requisitos é formação, necessária e obrigatória, para garantir que os trabalhadores que manuseiem diisocianatos (podem ser encontrados em produtos utilizados na injeção PU, no fabrico de solas, e endurecedores nas colagens em calçado, por exemplo), adquiram conhecimento suficiente dos perigos decorrentes destas substâncias, bem como boas práticas de trabalho e a correta utilização de equipamentos de proteção individual.

As empresas são obrigadas a promover formação adequada aos utilizadores profissionais e industriais, bem como a sua certificação para o manuseamento em segurança de produtos que contenham diisocianatos, com concentração total de diisocianatos monoméricos acima de 0,1% em peso, até 24 de agosto de 2023.

Nesse sentido, o CTCP vai promover a 1ª ação de formação com o tema «Utilização segura de produtos químicos com diisocianatos no trabalho», de nível geral, que decorre no próximo dia 12 de julho, pelas 17h, online e de acordo com o seguinte programa definido no Regulamento 2020/1149:

o   Química dos diisocianatos
o   Advertências de Perigo
o   Exposição ao diisocianato - Risco de contato dérmico e exposição por inalação
o   Valores limite de exposição ocupacional
o   Como a sensibilização se pode desenvolver
o   Odor como indicação de perigo
o   Higiene pessoal
o   Equipamento de proteção individual
o   Ventilação
o   Limpeza, vazamentos, manutenção
o   Eliminação de resíduos de embalagens
o   Comportamento seguro
 

Público alvo: utilizadores de produtos com diisocianatos, encarregados, responsável de armazém, responsável de manutenção

Horário: Dia 12 de julho
17:00h – 18:00h

INSCRIÇÕES
Inscreva quem deve participar nesta ação AQUI e partilhe também previamente  as dúvidas que tenha sobre este tema de utilização de diisocianatos, para o email:[email protected]


Formadores:
Anabela Neves: Responsável pelo serviço de Segurança no Trabalho do CTCP
Isabel Santos: Responsável pela Laboratório Químico do CTCP



1852

Voltar