Notícias

Agendas Mobilizadoras para a Inovação Empresarial

Wednesday, September 8, 2021
PRR | Propostas de ideias - candidaturas a decorrer
Agendas Mobilizadoras para a Inovação Empresarial

No atual PRR - Plano de Recuperação e Resiliência que define um conjunto de investimentos e reformas, que contribuem para as dimensões da resiliência, transição climática e transição digital, incluem-se as Agendas Mobilizadoras para a Inovação Empresarial. Trata-se de uma tipologia de incentivos incluídas na componente 5 – Capitalização e Inovação Empresarial, que visa aumentar a competitividade e a resiliência da economia com base em I&D, inovação, diversificação e especialização produtiva.

Foi lançado recentemente o convite para apresentação de ideias para Constituição destas Agendas Mobilizadoras. Trata-se de um processo aberto e competitivo de auscultação em que podem participar todos as entidades de natureza empresarial e que visa identificar as reais oportunidades de investimento e capacidade de execução, bem como os pactos de inovação e os projetos mobilizadores a apoiar.

O CTCP, em representação do cluster do calçado e marroquinaria, pretende materializar este convite numa única candidatura, coordenada por nós. E neste momento estamos a receber contributos e manifestações de interesse por parte de todo o setor.

Consideramos da maior importância o envolvimento das empresas intervenientes no cluster, pois só com o contributo de todos poderemos dar resposta adequada a este desafio, beneficiando destes incentivos e contribuindo para o crescimento da economia. Assim, solicitamos os Vossos contributos e sugestões.

O prazo para submissão das propostas de ideias das Agendas Mobilizadoras para a Inovação Empresarial, do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), termina a 30 de setembro  e são elegíveis as seguintes tipologias de investimentos:
                
-Projetos de investigação, desenvolvimento e inovação, centrados prioritariamente em TRL (Technology Readiness Level- Níveis de maturidade tecnológica) mais próximos do mercado, incluindo processos de transferência de tecnologia e de demonstração, com vista à sua introdução no mercado;
-Projetos de investimento produtivo, que concretizem a produção de novos bens e serviços, com claro enfoque no apoio à produção tecnologicamente avançada por parte dos investidores empresariais;
-Projetos de qualificação e internacionalização das organizações, incluindo apoio ao desenvolvimento de plataformas bases de dados;
-Projetos de capacitação de recursos humanos, incluindo programas de formação avançada;
-Projetos de divulgação e promoção das iniciativas e dos produtos, processos ou serviços desenvolvidos no âmbito das agendas.

Todos os projetos têm que estar enquadrados nos objetivos estratégicos do programa, nomeadamente em termos de inovação, impacto na economia nacional e na competitividade do setor, na criação de emprego e qualificação dos recursos humanos, sustentabilidade ambiental, entre outros.

Como a proposta de ideia tem de incluir previsão de investimentos e lista de empresas, suportada por declarações de adesão, agradecemos uma resposta o mais rápida possível.

Contato:  Maria José Teixeira- [email protected]

Fonte: CTCP

374

Voltar