Notícias

ALOFT: solas inovadoras para calçado técnico

segunda-feira, 30 de março de 2020
ALOFT: solas inovadoras para calçado técnico

Com apenas 5 anos de existência a ALoft especializou-se na produção de solas para calçado técnico e de performance e já está presente em todo o mundo. Neste curto período de vida, a empresa já assistiu a um crescimento muito significativo, a vários níveis: infraestruturas, tecnologias de produção,  Recursos Humanos, produtos inovadores e faturação. Neste crescimento acentuado da empresa os projetos de investimento, apoiados pelo Portugal2020 tiveram um papel fundamental.

A ALOFT produz e comercializa solas técnicas para calçado específico de bombeiros, militares, desportistas, trekking e área hospitalar. Na Base de Dados de clientes já constam nomes oriundos de todo o mundo, desde a China aos Estados Unidos, de Israel à Austrália, ou da Alemanha a Itália.  

Em 2018, a Aloft realizou um projeto de Inovação Produtiva, com o apoio do CTCP, que lhe permitiu investir em tecnologias inovadoras robotizadas, na qualificação dos recursos humanos e introdução de novos produtos. 

Para Pedro Castro, CEO da Aloft, este projeto " assumiu um papel relevante para aempresa, porque permitiu investir numa nova área de negócio e em tecnologias inovadoras e robotizadas, na qualificação dos recursos humanos e introdução de novas tecnologias e produtos.   O apoio permitiu também concretizar investimentos no nosso laboratório que, atualmente, reúne competências para testar todos os nossos desenvolvimentos e, num curto espaço de tempo, encontrar soluções para os desafios de quem nos procura" recorda 

"Neste curto espaço de tempo conseguimos aumentar sustentadamente a faturação o que, naturalmente, nos permitiu passar de uma equipa de duas dezenas de colaboradores para mais de 90. A faturação evoluiu de aproximadamente 3M€ no início do projeto para os atuais 5,5 M€. Tínhamos capacidade instalada de 4.000 pares / dia pares e hoje podemos oferecer ao mercado 9.500 pares/dia em diferentes materiais (borracha, TPU, PU, calçado moldado)" acrescenta este dirigente.

Este investimento potenciou um crescimento a vários níveis e permitiu à empresa ainda criar um laboratório interno. 
“Este apoio serviu também para investir num laboratório de última geração que nos permite testar todos os nossos desenvolvimentos e, em tempo record, encontrar soluções para os desafios de quem nos procura. Permitiu ainda fazer crescer a equipa da ALOFT, com a contratação de mão-de-obra especializada nas mais variadas áreas” conclui.

Constituída por pessoas não conformadas e que buscam sempre a excelência do produto, a empresa está prestes a dar o passo  que  consideram determinante no crescimento e afirmação da ALOFT: a inaugurar um novo pavilhão, previsto para os próximos meses. 

Sobre esta nova fábrica, que foi projetada para o futuro, Pedro Castro considera que é “a definição perfeita da Indústria 4.0, criada com um pensamento totalmente lean, seguindo os critérios da economia circular, de reaproveitamento e transformação de materiais e equipada com um sistema de painéis solares para autossuficiência energética”. 

Trata-se de um espaço moderno com 2500 m2, equipado com máquinas de injeção robotizadas de última geração com alimentação automática especifica para a produção de calçado injetado moldado, e um novo armazém logístico de grande capacidade.



Solas inovadoras colocam empresa sob holofotes mundiais

A aposta na inovação e desenvolvimento da empresa, verifica-se também ao nivel do produto. No portfólio de produtos que a empresa oferece destacam-se  algumas inovações mais recentes como uma sola designada de Positive/Negative, baseada na tecnologia de Generative Design (desenhada em função dos pontos de pressão do plantar) e que de acordo com indicação dos responsáveis “depois de ser apresentada na feira OUTDOOR BY ISPO, em Munique, em 2019, colocou a ALOFT sob os holofotes mundiais deste sector”. Um projeto que foi desenvolvido com um parceiro técnico alemão, tudo via online em triangulação e através da realidade aumentada. 

Outro produto que a empresa realça são a sua sola UP SOLE DOWN que foi, recentemente, apresentada na feira da especialidade A+A 2020 e que se destaca pela capacidade de sucção e de tração em ambientes indoor. Destaque ainda para a soca para ambiente hospitalar desenvolvida totalmente dentro de portas, desde o conceito inicial, ao design e produção. Um produto que será brevemente lançado e que promete“revolucionar o mercado mundial dentro do seu segmento”.

A impressão de moldes recorrendo ao 3D Metal Printing, ou seja, impressão direta do metalé também uma das áreas que a empresa está a desenvolver. 

No portfólio  de produtos que a empresa disponibiliza aos clientes encontram-se, entre outros,  soluções tecnológicas desenvolvidas para responder aos desafios dos seus clientes, nomeadamente: os materiais auto Extinguíveis (que se apagam sozinhos) ideais para botas de bombeiros; a tecnologia Glow In The Dark que se ilumina sem necessidade de reflexo; os Termopigmentos para Frio ou Calor (que mudam de cor com temperaturas altas ou baixas para segurança do utilizador); o PU Rebond e o PU Visco-elastic que oferecem diferentes níveis de densidade; as soluções ecologicamente sustentáveis como a Borracha Natural e a Borracha Vulcanizada com incremento de produtos reciclados, como pele, neoprene, cortiça e outras borrachas já vulcanizadas).

Mais informações sobre a empresa em https://we-aloft.com


Fonte: CTCP
3445

Voltar