Notícias

Alunos da ESAN desenvolveram sneakers em parceria com o CTCP

Usufruíram das tecnologias de personalização
do CTCP FabLab
Alunos da ESAN desenvolveram sneakers em parceria com o CTCP

Os alunos da licenciatura de Design de Produto e Tecnologia da ESAN – Escola Superior Aveiro-Norte, desafiados pelo Centro Tecnológico do Calçado de Portugal (CTCP), tiveram a possibilidade de desenvolverem modelos de sneakers, participando na prototipagem dos mesmos, atividade inserida na unidade curricular de Projeto de Desenvolvimento de Produto I.

A atividade, intitulada Design e Prototipagem de Sneakers, teve como objetivos explorar as inúmeras potencialidades e possibilidades de design de calçado, dar a conhecer todos os processos e materiais envolvidos no desenvolvimento de um sapato e ainda criar um modelo físico de um sneaker.

Aos discentes, o CTCP potenciou-lhes a aprendizagem das várias especificidades do setor do calçado, as diversas formas de construção de um sapato/sneaker, e permitiu-lhes conhecer e contactar diretamente com os mais diversos materiais e componentes.

Na atividade esteve ainda contemplada uma visita à empresa Fernando Ferro & Irmão, sediada em Estarreja. Os alunos foram divididos em grupos de dois, sendo prototipados 15 modelos distintos, podendo para o efeito usufruírem e explorarem todas as tecnologias de personalização disponíveis no FabLab do CTCP: impressão 3D, gravação a laser, bordadura e impressão digital.

Ao longo da atividade, que teve início no dia 23 de setembro de 2024, os alunos da ESAN realizaram o design e cortaram as peças usadas nos seus sneakers. Apresentaram os seus projetos finais a 14 de janeiro de 2025, tendo os modelos físicos sido finalizados e entregues no início de fevereiro.

Agora, a ESAN irá criar e promover uma exposição com todos os resultados, com data ainda a definir pela instituição de ensino superior.

Esta atividade foi promovida no âmbito do projeto ShoeDigInov, através do qual o CTCP pretende desenvolver atividades de inovação e desenvolvimento, de demonstração e experimentação, e de transferência e difusão de conhecimento.


Data Publicação: sexta-feira, 14 de março de 2025
154

Voltar

Relacionado