Notícias

Apoio no processo de sucessão

sexta-feira, 6 de novembro de 2020
A sucessão não se baseia apenas no momento em que uma geração sucede a outra, é um processo prolongado e que envolve uma grande diversidade de fatores para o seu sucesso. O CTCP apoia as empresas.
Apoio no processo de sucessão

As empresas familiares constituem a base predominante do tecido empresarial da maioria dos países. Embora o seu peso varie de economia para economia, é inegável a representatividade desta forma empresarial, fazendo com que a melhoria da sua competitividade seja um desafio de escala global que, todavia, exige pensamento e ação locais.
Em Portugal, os dados disponíveis deixam transparecer a importância das empresas familiares:
•    80% das empresas nacionais são de cariz familiar;
•    Geram 60% do PIB português;
•    São responsáveis por 50% do emprego

No caso específico do setor do calçado, estes exemplos não são exceção. Um gestor de uma empresa que compõe o setor do calçado nacional, com várias décadas e na 2ª geração da gestão, quando questionado acerca desta questão da sucessão, afirma que este é um processo fundamental na dinâmica da empresa e que pode ser bastante prejudicial se não for bem conduzido e implementado. “Essa visão vem sendo construída com os restantes membros da família presentes na direção da empresa de há quatro anos para cá. Apesar de ainda pensar ficar à frente da gestão da empresa por mais ou menos uma década, temos a intenção de definir o sucessor e os moldes do processo de transição até ao final do próximo ano.”

A sucessão não se baseia apenas no momento em que uma geração sucede a outra, é um processo prolongado e que envolve uma grande diversidade de fatores para o seu sucesso. Todo este processo depende de uma comunicação muito transparente e efetiva com os restantes membros da família desde o início da elaboração do plano até à concretização do processo de sucessão. A discussão e a identificação de todos os problemas clássicos, que estão já amplamente estudados e publicados na bibliografia da especialidade, associados ao processo de sucessão e à gestão de uma empresa familiar, deve ser o ponto de partida deste difícil e muitas vezes conflituoso processo.

Quando questionado sobre a possibilidade de envolver uma pessoa ou organização externa à empresa para contribuir para o sucesso do processo, o gestor da empresa refere que coloca em muito boa conta a hipótese de recorrer a um serviço especializado para realizar o acompanhamento e aplicação de todo o processo de sucessão.

Também na perspetiva de gestor, num outro exemplo, João Reinaldo Teixeira do grupo Carité, conta que vê a sucessão como um aspeto muito relevante no futuro da empresa. Tendo já a 2ª geração a exercer funções na empresa, na área comercial, financeira e marketing, o fundador da Carité tem confiança que a nova geração terá todos os recursos e competências necessárias para dar continuidade ao bom funcionamento da empresa.

Pela complexidade e sensibilidade de um processo de sucessão, procurar o apoio de consultoria especializada externa, principalmente para as primeiras Fases deste processo, pode ser essencial para desencadear ações planeadas e consistentes em que as diferentes partes interessadas estão verdadeiramente envolvidas.

Novas gerações do setor português do calçado
Seja por via de sucessão em empresas familiares ou criação do próprio negócio de raiz, o setor do calçado tem sido brindado com novas caras, novas ideias e na sua maioria, jovens empreendedores que pretendem deixar a sua marca.
Na sequência da rúbrica “New Generations” a APICCAPS traz até ao público um conjunto de entrevistas a novas gerações que têm vindo a aparecer no setor do calçado. Um conjunto de ideias e experiências distintas são apresentados em cada uma destas entrevistas, uma nova geração que vê no setor do calçado a oportunidade de dar asas às suas ideias e materializar sonhos.

Estas entrevistas podem ser consultadas no website Portuguese Shoes (https://www.portugueseshoes.pt/en/)

CTCP apoia as empresas em processo de sucessão
Pela complexidade e sensibilidade de um processo de sucessão, procurar o apoio de consultoria especializada externa, principalmente para as primeiras Fases deste processo, pode ser essencial para desencadear ações planeadas e consistentes em que as diferentes partes interessadas estão verdadeiramente envolvidas.

O CTCP desenvolveu um serviço de apoio às empresas no processo de sucessão que assenta em 3 etapas principais.
ETAPA 1- Planeamento do processo de sucessão
ETAPA 2- Definição de Princípios de Gestão
ETAPA 3- Implementação

A prestação de serviços de consultoria do CTCP pode ser contratualizada apenas para a ETAPA 1, ficando as ETAPAS 2 e 3 dependentes da análise conjunta do Planeamento do processo de Sucessão.

CONSULTE MAIS INFORMAÇÃO SOBRE  SERVIÇO DE SUCESSÃO AQUI

1092

Voltar