Notícias

Calçado modular já é uma realidade no shoe FabLab

terça-feira, 30 de junho de 2020
1 modelo = 3 looks diferentes
Calçado modular já é uma realidade no shoe FabLab

O CTCP propôs o desafio de desenvolver calçado modular aos participantes na Oficina: shoe FabLab. Estes aceitaram o desfio e desenvolveram protótipos que podem ser inspiradores para novos projetos empresariais. Cada formando desenvolveu um modelo com três variantes diferentes. O desafio teve alguns contratempos, o maior deles a pandemia provocada pelo COVID-19 que obrigou a uma paragem, no entanto adaptamo-nos  e o objetivo foi atingido com sucesso.

A Oficina: Calçado Modular, que terminou em junho 2020, decorreu no Shoe FabLab nas instalações do CTCP em São João da Madeira, constituido por 125 horas de formação prática, em todo o processo na produção de calçado.

O desafio de idealizar e materializar novos conceitos de calçado foi alcançado. Os participantes tiveram a oportunidade de explorar novos materiais e tecnologias, como a impressão 3D, os materiais reciclados e recicláveis, a produção de calçado com o mínimo de costuras, ou a possibilidade de customização pela cor.

Para além de incentivar à criação de novos conceitos de produto, como fator central para a projeção de novos conceitos de calçado que marcam a diferença, esta formação permitiu  transmitir conhecimentos sobre todo o processo de produção de um sapato (criação, modelação, corte, costura, montagem e acabamento), bem como sensibilizar para a importância dos produtos  incorporarem fatores cada vez mais sensíveis ao consumidor, incluindo temas como a sustentabilidade, responsabilidade social, economia circular e ciclo de vida do produto, ou fatores como a funcionalidade, conforto e estética.



Fotos dos modelos desenvolvidos nesta oficina.


Esta Oficina foi desenvolvido no âmbito do projeto kit4foot,  cofinanciado pelo FITEC, Programa Interface.


1532

Voltar