Notícias

Calçado sem manchas nem odores

Avaliação da atividade antibacteriana no calçado

quinta-feira, 7 de novembro de 2013
Calçado sem manchas nem odores

A qualidade dos materiais utilizados na produção do calçado é, em muitos casos, responsável pelos maus odores que se criam nos sapatos. O combate a este problema levou, nos últimos anos, ao aparecimento, cada vez mais crescente, de produtos antimicrobianos no mercado. Estes produtos minimizam os estragos efetuados pelos microrganismos.

A sua utilização, no fabrico de calçado, acarreta muitos benefícios, nomeadamente: vantagens de higiene e saúde; inibe o aparecimento de manchas provocadas pelo crescimento microbiano; aumenta o tempo de vida do calçado; elimina odores.

A utilização e produtos com tratamentos antimicrobianos na produção de calçado  promove o conforto.

Com o aumento destes produtos no mercado, torna-se imperativo avaliar as suas propriedades. Especialistas de todo o mundo têm-se dedicado a este tema. Recentemente, em agosto de 2013, surge a  primeira norma (ISO 16187) para métodos de avaliação da atividade antibacteriana, aplicável a calçado e seus componentes.

O CTCP participou, como “expert”, na elaboração desta norma, no âmbito do comité ISO/TC 216  do Calçado. Neste âmbito o Laboratório do CTCP, com experiência comprovada e conhecimentos adquiridos nestas matérias, participou na realização de ensaios interlaboratoriais.

Nesse sentido a unidade de Microbiologia do CTCP disponibiliza às empresas um conjunto de ensaios que permitem avaliar as propriedades antimicrobianas dos materiais, de acordo com a referida norma.

Os testes microbiológicos têm custos pouco significativos, e embora a sua realização possa durar alguns dias ou semanas, dependendo dos testes, um potencial problema pode ser clarificado.

Estes métodos de avaliação podem ser feitos em diferentes tipos de materiais, nomeadamente: couro, materiais sintéticos, materiais plásticos, borracha, entre outros.

Para mais informações clique AQUI.

Fonte: ctcp
3458

Voltar