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Como escolher a melhor plataforma B2C para o meu negócio?

Artigo | 2 minutos

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2021
Existe no mercado um conjunto alargado de plataformas de venda online.É por isso necessário optar por uma plataforma que satisfaça por completo as necessidades de comunicação e gestão especifica de cada marca.
Como escolher a melhor plataforma B2C para o meu negócio?

Abordar o tema do e-commerce sem abordar as plataformas de venda online B2C (Business-to-consumer) não é possível, porque é via este tipo de plataforma que um grande número de empreendedores encontra ferramentas de gestão comercial disponíveis,  para facilitar a gestão diária da sua empresa.

No mercado podemos encontrar um conjunto alargado de plataformas. Por isso, escolher entre tantas plataformas disponiveis pode ser um desafio tanto para os gestores que pretendem colocar os seus produtos à disposição, como para os consumidores que procuram produtos específicos para satisfazer as suas necessidades. Resumidamente, é necessário optar por uma plataforma que satisfaça por completo as necessidades de comunicação e gestão da marca.

Uma boa plataforma deve responder positivamente às seguintes características:
Suporte
A possibilidade de recorrer a um serviço de assistência sempre que necessário é o primeiro ponto a observar antes da escolha da plataforma de venda online. No fundo, estamos a falar de uma plataforma desenvolvida para ser acedida pelo público em geral e não apenas por especialistas, o que faz com que por vezes surjam dúvidas em relação a determinados temas que têm de ser resolvidos o mais rápido possível para que o cliente permaneça satisfeito e possa prosseguir com a compra.

O gestor da marca, deve ter em consideração que ao entrar numa plataforma de venda online, este não está apenas a “comprar” um espaço para exibir os seus produtos, existe todo um investimento em apoio técnico para que os produtos possam ser trabalhados e exibidos da melhor maneira possível. A plataforma presta apoio aos utilizadores/clientes 24h por dia e estará sempre disponível para solucionar os seus problemas.

Personalização
Outro ponto bastante importante na hora de decidir qual a melhor plataforma de venda online, prende-se com a possibilidade de personalização do espaço da marca, a possibilidade de incorporar a identidade da marca na exibição dos produtos e ter um espaço onde a mesma se possa diferenciar dos seus concorrentes.
É importante não esquecer também que a plataforma irá ser acedida pelos utilizadores também via mobile e é fundamental que a plataforma escolhida seja adaptativa e esteja preparada para responder a estas necessidades também. Esta deve ser compatível e adaptativa ao tamanho do ecrã do telemóvel/tablet e à capacidade de processamento dos vários dispositivos móveis.

Segurança
Conquistar a confiança do cliente pode ser um grande desafio no ambiente online. Por isso, a plataforma escolhida deve ajudar nesta missão. A ferramenta deve permitir o uso de certificados e selos de qualidade e segurança, bem como possuir recursos para que seja possível proteger os dados da empresa e dos compradores.
A estratégia primária neste caso é o uso de Certificados SSL. Estes recursos são facilmente notados pelos visitantes graças à presença de um ícone de cadeado na barra de endereço. São essenciais para garantir o caráter privado dos dados que circulam pelo website e até mesmo a livre navegação no caso de alguns navegadores, o navegador Google Chrome, por exemplo, costuma bloquear o acesso de páginas que não apresentem esse tipo de protocolo de segurança.

Escalabilidade
A plataforma de venda online B2C escolhida, deve ser capaz de acompanhar o crescimento da marca, sendo que esta deve disponibilizar vários tipos de planos, com diferentes categorias de preço, que se adequem às diferentes fases de crescimento da empresa.
Neste modelo, módulos extras podem ser adicionados à plataforma sempre que necessário, agregando novos recursos ou dando mais eficiência à atividade da empresa.
Por exemplo, se a marca deixar de armazenar o seu stock num único lugar e passar a trabalhar com centros de distribuição, a plataforma deve ter um módulo, para acompanhar este crescimento, adaptando-se a esta nova realidade da empresa e garantindo o acompanhamento do crescimento da empresa.

Integração
Uma boa plataforma de venda online B2C deve oferecer opções de integração com os processos de gestão da empresa, de maneira a que seja possível interligar todos os processos numa só plataforma, evitando conflitos de informação.
Estas, precisam de ser capazes de integrar sistemas de ERP ou CRM, para facilitar o processo de gestão de vendas e de acompanhamento e monitorização dos clientes no serviço pós-venda. Marketplaces B2C devem ainda ser capazes de integrar o seu conteúdo com as redes sociais para simplificar o trabalho das marcas neste campo.

Também é importante verificar se a plataforma permite a automatização de tarefas, como a emissão de faturas eletrónicas ou o controlo de stocks, percebendo de imediato e de forma automática quais os produtos que necessitam de reposição, e de seguida, realizar, também de forma automática, o pedido desses mesmo produtos ao fornecedor. Estes são alguns dos exemplos de como as plataformas de venda online podem contribuir para a simplificação dos processos das empresas, para que estas se tornem mais responsivas e consequentemente, mais competitivas.

Tráfego da plataforma
A quantidade de utilizadores que acedem à plataforma diariamente é também um ponto fulcral na definição da escolha da melhor plataforma de venda online para a marca. Uma plataforma que possua um bom número de utilizadores diários, garante uma grande base de clientes que podem ser explorados pelas marcas presentes.

É importante que a empresa tenha acesso aos dados dos utilizadores que acedem à plataforma, como género, região, interesses, etc. pois tal ajudará a conhecer as características dos mesmos, permitindo às empresas fazer o direcionamento dos seus esforços de comunicação para o público-alvo definido.


O World Footwear promoveu a realização do estudo "B2C marketplaces for fashion" que pode ser consultado AQUI.

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