Notícias

Como gerir o risco nas empresas?

Wednesday, June 16, 2021
Guia do empresário N22 | E-book disponível para download.
Como gerir o risco nas empresas?

Nas empresas a diversidade de riscos é elevada, por isso é complexa a forma de os gerir de forma eficaz. Para além da necessidade de competência técnica específica, existe a necessidade de coordenação para os dirigir e controlar.

A integração da gestão do risco na gestão corrente de uma empresa/organização deve ser equivalente à gestão comercial, à gestão financeira ou à gestão da produção.

Uma adequada gestão do risco e utilização das  ferramentas certas são elementos preciosos para uma boa gestão da empresa.  Ajudam a preparar a empresa para novos desafios e protegem-na de situações adversas provenientes, não só do exterior como também do interior da empresa. O processo de gestão do risco, ao promover a discussão entre vários sectores da empresa, potencia uma aprendizagem maior sobre o seu funcionamento e contribui para um maior esclarecimento sobre as responsabilidades dos diversos intervenientes.

Neste processo, o fator comunicação é uma base fundamental e indispensável ao bom funcionamento da gestão do risco, pelo que devem ser cuidadosamente selecionados e testados os repetitivos canais.

Para apoiar as empresas do setor nesta área da gestão de risco, o CTCP promoveu o desenvolvimento do Guia Prático: Gestão do Risco de Negócio, que contou com a colaboração do consultor Vitor Casimiro da Costa, especialista neste tema.

Neste Guia, para além do enquadramento e princípios da gestão do risco, os leitores podem encontrar informação sobre as normas associadas à gestão do risco, assim como técnicas simplificadas de gestão do risco que as empresas podem implementar. Neste guia encontram-se ainda alguns exemplos práticos.

Este Guia foi desenvolvido no âmbito do projeto kit4foot, cofinanciado pelo FITEC, Programa Interface.

Para aprofundar melhor este tema, aconselhamos uma leitura ao guia que está disponível para download AQUI

649

Voltar