Notícias

Correr descalço faz bem à saúde?

quarta-feira, 3 de março de 2010
Correr descalço faz bem à saúde?

Esta questão foi colocada ao guru do fitness Marcio Atalla, pela revista Marie Clair. Este classifica esta questão de tendência e aconselha  os atletas  a usarem ténis com bom amortecimento, em vez de correrem descalço.
 
Marcio Atalla: Tendências surgem de tempos em tempos. Mas é preciso cuidado antes de adotar modismos que não tenham eficiência comprovada. Já existiram inúmeras "ondas" que prometiam ser a "oitava maravilha" e acabaram lotando os consultórios dos ortopedistas. Essas atividades não são mais vistas nas academias atualmente, com a ginástica aeróbica de alto impacto, que dominou o final dos anos 80 e começo dos anos 90.

O que existe nesse sentido é um estudo feito por Daniel E. Lieberman, da Universidade Harvard, que foi publicado na revista científica Nature. O estudo mostrou que um corredor descalço sofre menos com o impacto do pé no chão por desenvolver um estilo diferente de correr. Ele baseia -se em alguns corredores olímpicos da década de 60. O estudo mostrou que corredores descalços tendem a pousar primeiro a parte da frente do pé ao correr, às vezes usando toda a planta. É uma consequência do maior contato com o solo. Enquanto isso, 75% dos corredores que usam ténis aterrizam com o calcanhar, o que é induzido pelo modelo do calçado. Veja que nem todos que utilizam ténis pisam da mesma maneira. E até hoje não existe uma pesquisa comparativa do número de lesões em corredores com e sem ténis. O próprio autor diz "os dados biomecânicos que nós temos sobre corredores descalços ainda são limitados pelo pequeno tamanho das amostras". Atualmente os ténis para corrida são produzidos para reduzir o impacto e distribuí-lo melhor por um determinado tempo.

Baseado nesse estudo, na Inglaterra foi lançado o livro Born to Run (Nascido para correr), de Christopher McDounall, que estudou os índios tarahumara do México, etnia famosa por correr distâncias de mais de cem quilômetros sem calçados. Esse livro sustenta que o corpo é uma máquina incrível, quase perfeita e que o pé é uma estrutura única e a mais indicada para absorver os impactos das corridas.

O que sabemos é que um artigo de revisão de medicina desportiva de 2007 citado no estudo mostrou que até 30% dos corredores sofrem um acidente por ano. Esse número não pode ser exclusivamente debitado na conta do calçado que usamos hoje. Os principais fatores dessas lesões são a falta de uma programação adequada ao corredor, excesso de atividade física ou até mesmo a opção pela corrida quando não indicada. É bom lembrar que nem sempre a corrida é a melhor opção para todas as pessoas, pelo contrário, na maioria das vezes, por conta do excesso de peso ou outros fatores, atividades como a natação, bicicleta e outros exercícios aeróbicos são mais indicadas.

O meu conselho para quem quer optar pela corrida é que continue a usar um ténis com bom amortecimento, até que seja realmente provado que correr descalço é melhor. Faça uma avaliação médica para saber se está apto a praticar a corrida. Procure um bom professor de educação física para fazer uma programação individualizada, assim vai evitar lesões e melhorar sua qualidade de vida.
 
 Agumas dicas de Marcio Atalla:
- Procure alternar dias de corrida na esteira (que tem impacto menos que no asfalto) e na rua;
- Quando correr na rua, procure um piso que absorva mais o impacto, como a grama ou terra batida;
- Use tênis de acordo com sua pisada;
- Não corra mais do que 4 vezes por semana. Pessoas muito treinadas podem até correr 5 vezes por semana, mas existe uma variação nesses treinos. Treinos curtos, intervalados e longos;
- Faça aquecimento e alongue a musculatura;
- Faça fortalecimento dos membros inferiores para que as articulações fiquem mais protegidas do impacto;
- Não opte pela corrida por modismo ou apenas para ser mais bem aceite em algum ambiente. Acredite: a corrida não é a única maneira de emagrecer, nem pode ser considerada a mais eficiente. Caso não goste de correr, existem inúmeras atividades físicas e o ideal é descobrir alguma que te proporcione prazer;
- Tenha uma programação de atividade física, feita por um profissional da área, afinal o melhor improviso é pior que uma programação mal feita.


Fonte: Revista Marie Claire Br
2126

Voltar