Notícias

CTCP apoia empresas nos processos Recycled Claim Standard e Global Recycled Standard

quarta-feira, 7 de julho de 2021
CTCP apoia empresas nos processos Recycled Claim Standard e Global Recycled Standard

As empresas são frequentemente confrontadas com a necessidade de cumprirem requisitos de sustentabilidade exigidos por várias normas internacionais, e nem sempre têm recursos humanos internos com conhecimento e disponibilidade para implementarem os processos nas empresas. Para as apoiar nesta tarefa, o CTCP tem uma equipa de técnicos especializados na área ambiental que presta este apoio às empresas. Para além da atividade já desenvolvida com várias dezenas de empresas na área da certificação ambiental o CTCP já está a apoiar algumas empresas na implementação de processos das normas Recycled Claim Standard e Global Recycled Standard.

O que são estas normas e a sua certificação?

As normas RCS - Recycled Claim Standard e GRS – Global Recycled Standard pertencem à organização Textile Exchange: https://textileexchange.org/, detentora de várias normas relacionadas com a certificação e sustentabilidade dos produtos. A Textile Exchange é uma organização equivalente à ISO e detentora de várias normas: as normas são públicas e estão no site: https://textileexchange.org/integrity/

Este tipo de certificações tem dois níveis: um menos exigente e que envolve essencialmente certificação do conteúdo de algodão orgânico e do teor de material reciclado presente nos materiais/produtos – normas como a Organic Content Standard - OCS e Recycled Claim Standard – RCS, respetivamente.

Em simultâneo existem as normas que também consideram os teores destes materiais, no entanto são bastante mais exigentes e englobam, para além de auditorias ao balanço mássico dos materiais, o desempenho do sistema de gestão ambiental, responsabilidade social e gestão na utilização de químicos. É aqui que entra a norma GRS. De qualquer forma, todas implicam rastreabilidade e auditorias à cadeia de abastecimento/fornecedores.
•    O Recycled Claim Standard (RCS) é um padrão internacional voluntário que define os requisitos para a certificação de terceiros de insumos reciclados e cadeia de custódia. O objetivo do RCS é aumentar o uso de materiais reciclados. Mínimo de 5% de material reciclado para obtenção de certificação.

•    O Global Recycled Standard (GRS) é um padrão de produto internacional, voluntário e completo que define requisitos para terceiros de certificação de conteúdo reciclado, cadeia de custódia, práticas socioambientais e restrições
químicas. O objetivo do GRS é aumentar o uso de materiais reciclados em produtos e reduzir os impactos sociais, ambientais e químicos prejudiciais de Produção.

Concretamente, para que uma empresa obtenha a certificação pela norma GRS (aplicada a produtos), implica um processo de auditorias realizadas por  organismo certificador (incluindo aos fornecedores) que verifica se o produto incorpora pelo menos 20% de material reciclado, se a empresa possui um sistema de gestão ambiental eficaz, práticas de responsabilidade social e controla as restrições ao uso de químicos (Lista ZDHC).

Para rotular um produto certificado, o teor de material reciclado é no mínimo de 50%.

Para evidenciar a rastreabilidade e transparência entre todos os envolvidos (origem, controlo de quantidades, etc.) cada um emite um Certificado de Transação (TC) até chegar ao produtor final.

CTCP apoia as empresas

Para mais informações sobre este assunto contacte-nos. Estamos disponíveis para reunir e esclarecer todas as questões que possam surgir.

Contactos: [email protected] | [email protected]


2336

Voltar