Notícias

CTCP apoia indústria nacional na avaliação e qualificação de calçado, luvas, máscaras e viseiras

segunda-feira, 15 de junho de 2020
Laboratório do CTCP reforça capacidade investindo na implementação de novos métodos de teste
 CTCP apoia indústria nacional na avaliação e qualificação de calçado, luvas, máscaras e viseiras

O Cluster do Calçado e Moda tem uma tradição de relacionamento sadio entre empresas, com a sociedade e com entidades publicas, associações empresariais e cluster nacionais e internacionais nomeadamente nas áreas económicas, da saúde, do trabalho e educação. 

Foi este cluster extraordinariamente sensibilizado e mobilizado para responder às necessidades, que estão a atravessar as nações à escala global, e Portugal e a Europa em particular, que decide solidariamente reconverter parte das suas linhas produtivas, para fabricar calçado, máscaras e viseiras adaptadas ao contexto da COVID-19, com o apoio tecnológico e de inovação do CTCP e associativo da APICCAPS. 

O CTCP considerou fundamental colocar à disposição da indústria a sua experiência, de mais de 30 anos, no desenvolvimento de produtos técnicos, realização de testes e avaliação da conformidade de produtos/calçado. Estas competências rapidamente lhe permitiram estudar as orientações nacionais emitidas pela DGS, ACT, ASAE, INFARMED e IPQ, entre outros, e os normativos europeus e internacionais aplicáveis a luvas, máscaras e viseiras e transferir esse conhecimento para as indústrias do calçado e todas as outras que desesperadas o contactaram. 

O objetivo foi contribuir para a resposta nacional à situação epidemiológica motivada pelo coronavírus SARS-CoV-2 e doença COVID-19 e a promoção de novas cadeias de produção nacional de produtos de valor acrescentado, que assegurem maior autonomia dos Países nestes produtos críticos e se constituam a curto prazo e no futuro como novas áreas de negócio internacional das empresas.

Avaliação e qualificação de calçado, luvas, máscaras e viseiras


O CTCP está apto para disponibilizar aos fabricantes todos os ensaios necessários para a avaliação e certificação de calçado de moda e de trabalho incluindo testes complementares de lavagem ou esterilização visando o contexto Covid-19. O laboratório do CTCP está acreditado pela norma ISO 17025.

Desde o início da pandemia o CTCP tem respondido às necessidades das empresas oferecendo novos serviços que vão desde a avaliação de máscaras de uso social, cirúrgicas ou respiradores, a luvas e viseiras. Nestas áreas, o CTCP, para além de ter reforçado a sua capacidade laboratorial investindo na implementação de novos métodos de teste, está a trabalhar com diversas entidades nacionais e internacionais reconhecidas.

Todos estes ensaios e serviços são prestados por uma equipa técnica pluridisciplinar, muito dinâmica, que aposta na qualidade e resposta rápida, e possui elevada experiência na realização e validação de métodos de ensaio e produtos, controlo de qualidade de rotina, controlo para certificação, análise química de substâncias restritas ou proibidas, avaliação do “fitting” dos produtos incluindo calçado, máscaras e viseiras, entre outros.

No contexto da Covid-19 o CTCP apoia também, graciosamente, os fabricantes, disponibilizando informação técnica e apoiando na elaboração das fichas técnicas dos produtos, folhetos Informativos (instruções de utilização dos produtos) e dossiers técnicos dos produtos (a enviar às autoridades aplicáveis, p. ex., INFARMED, ASAE).

Considerando as necessidades dos fabricantes e do mercado, o CTCP criou e disponibiliza o rótulo “Testado Covid-19”, ao qual pode ser  associando diferentes classificações de produto como, por exemplo: “Calçado lavável” e “Calçado esterilizável”, bem como a respetiva Declaração de Avaliação que evidencia que os produtos foram testados e cumprem as especificações nacionais aplicáveis no contexto da Covid-19.

Consultar lista de produtos testados pelo CTCP e  já disponíveis pelas empresas AQUI.

Para mais informações em: https://covid19.ctcp.pt ou através do email: [email protected]

Fonte: CTCP
2868

Voltar