Notícias

CTCP coordena projeto de capacitação dos colaboradores do cluster do calçado e moda

quarta-feira, 21 de julho de 2021
40 empresas envolvidas
CTCP coordena projeto de capacitação dos colaboradores do cluster do calçado e moda

O projeto conjunto, que visa a capacitação dos ativos do cluster do calçado e moda, apresentado pelo CTCP ao sistema de incentivo COMPETE2020, acaba de ser aprovado.

Durante um ano, 40 empresas do cluster (calçado, componentes e marroquinaria) vão beneficiar de  um plano de formação profissional  que visa reforçar as competências já existentes e introduzir novas, na prossecução da inovação e transição para o digital e o sustentável.

Este projeto, que arranca em setembro próximo,  será coordenado pelo CTCP e abrangerá 1640 trabalhadores e um volume de formação de 123.000 horas.

O projeto conjunto contempla um plano de formação profissional abrangente, composto por planos específicos e adaptados a cada empresa,  nas seguintes áreas consideradas prioritárias para o cluster: Produção ágil e flexível, fabrico de produtos sustentáveis e ou de elevado valor acrescentado, internacionalização e venda online e a digitalização de processos.

Áreas nas quais o atual contexto veio reforçar a importância de desenvolver nos recursos humanos das empresas, preparando-os para os novos desafios.

Rita Souto, responsável da formação do CTCP e coordenadora deste projeto refere que “esta é uma excelente iniciativa para as empresas, que poderão beneficiar destes incentivos, para capacitar os seus recursos humanos em áreas consideradas estratégicas para o cluster”.

Segundo o sistema de custos simplificados, as empresas poderão ver financiadas as ações de formação na sua totalidade, bem como os salários dos participantes/trabalhadores a 60%-70% (consoante se trate de média ou micro/pequena empresa) com base num valor médio de 7,5€/hora.

Além deste projeto conjunto que envolve 40 empresas, o CTCP está também a apoiar outras empresas a realizarem projetos individuais.

1567

Voltar