Notícias

CTCP e CATIM apresentam Laboratórios de Tecnologias

MetalShoe FabLab Network

quarta-feira, 13 de outubro de 2021
CTCP tem novo espaço de inovação e fabrico digital
CTCP e CATIM apresentam Laboratórios de Tecnologias

O CTCP- Centro Tecnológico do Calçado de Portugal e o CATIM- Centro de Apoio Tecnológico à Indústria Metalomecânica apresentaram, no passado dia 7 de outubro, o Projeto MetalShoe FabLab Network, numa sessão publica que incluiu visitas aos dois Laboratórios de Tecnologias, criados no âmbito deste projeto, um no CTCP em São João da Madeira e outro no CATIM, no Porto.

O projeto de copromoção, MetalShoe FabLab Network, promovido pelo CTCP e CATIM, foca-se no reforço da capacitação empresarial das PME para o desenvolvimento de produtos e serviços, tirando partido da existência de importantes aspetos comuns e ligações fundamentais entre ambos os setores. Com a criação destes 2 FabLab ambos os centros vão poder apoiar os respetivos setores nos domínios da inovação e da transformação digital, disponibilizando ás empresas o conhecimento e tecnologia necessários para a criação e desenvolvimento de novos produtos e serviços e em simultâneo a aquisição de competências avançadas nestes domínios.
 
CTCP apresenta novo espaço de Inovação e fabrico digital


No CTCP os participantes visitaram o FabLab  de “inovação e fabrico digital” onde  a recém-formada equipa de investigadores apresentaram aos participantes tecnologias e materiais  que podem ser utilizados pelas empresas do setor.

A equipa pretende apontar caminhos para a indústria do calçado e marroquinaria na inovação e na experimentação de novas tecnologias, novos métodos de fabrico, técnicas de personalização, materiais e componentes. Para isso, e com uma forte componente de investigação industrial e demonstração de tecnologias, assente numa procura permanente do que melhor e mais inovador se faz, apresenta à indústria um conjunto de ferramentas e resultados que esta pode incorporar no seu dia a dia e trazer mais valor para o seu produto.

Além de conhecimento técnico e científico, também ferramentas como a manufatura aditiva/impressão 3d e reutilização de materiais, impressão digital, corte e gravação laser, maquinação CNC, automação e robótica colaborativa, estão ao dispor do setor para novos projetos, ideias e desafios a desenvolver em conjunto e com total suporte da equipa.



1569

Voltar