Notícias

CTCP reforça aposta no controlo de qualidade dos materiais e produtos para calçado

quinta-feira, 16 de janeiro de 2020
CTCP reforça aposta no controlo de qualidade dos materiais e produtos para calçado

O Laboratório de ensaios do CTCP quer estar na vanguarda do controlo de qualidade do calçado, e por isso investe constantemente em Recursos Humanos e tecnologias que permitem dar a resposta adequada às solicitações de mercado.
Com um reforço recente da equipa e um investimento em novos equipamentos e materiais  os laboratório em São João da Madeira e Felgueiras (próximos das empresas) permitem dar uma  resposta ágil, económica e fiável.  
                                                                                                                                                       
Com o objetivo de apoiar as empresas no controlo e monitorização das suas matérias-primas, componentes, produtos acabados e processos industriais, os laboratórios do CTCP disponibilizam um conjunto alargado de ensaios em diferentes áreas, nomeadamente:

Químicos
Existe um conjunto de substâncias químicas que podem ser encontradas em calçado ou componentes para calçado e que podem produzir efeitos sobre o utente e/ou impacto ambiental, pela sua reatividade química. Os efeitos causados pelas substâncias críticas variam, e vão desde efeitos carcinogénicos, a mutagénicos, alérgicos, tóxicos, etc
O laboratório de ensaios químicos apoia as empresas que pretendam adequar os seus produtos com as exigências internacionais, relativas à presença de substâncias que possam causar danos à saúde do consumidor e ao meio ambiente, nomeadamente com o Regulamento (CE) n º 1907/2006 relativo ao registo, avaliação, autorização e restrição de substâncias químicas (REACH).
Munido com os mais recentes equipamentos, o laboratório químico do CTCP analisa, entre outras, as seguintes substâncias químicas restritas: aminas aromáticas, fenóis clorados, compostos orgânoestânicos, ftalatos, fenol livre, dimetil fumarato, formaldeido, crómio hexavalente, metais pesados (chumbo, cádmio, crómio, níquel,…), nonilfenol; nonilfenoletoxilatos; octilfenol; octilfenoletoxilatos; ácido perfluorooctanóico e perfluoroctanosulfonatos; corantes alérgicos dispersos.

Físico-Mecânicos
O Laboratório de ensaios Físico-Mecânicos oferece às empresas um conjunto alargado de ensaios para caracterização dos materiais. Todos os ensaios são efetuados de acordo com normas nacionais ou internacionais, com o objetivo de avaliar a qualidade, desempenho, conforto e segurança de forma a garantir às empresas que os materiais são seguros e fiáveis.
O portfólio de ensaios contempla os mais variados testes, nomeadamente: avaliação da densidade, dureza, resistência a impactos, compressão, perfuração, queda, corte, abrasão, tração e comportamento de uniões e materiais colados. Comportamento ao calor, frio, calor radiante e fogo. Classificação como condutores, dissipativos e eletricamente isolantes. Estudo da variação das dimensões iniciais, migração de substâncias, comportamento de materiais colados, condicionamento para ensaio elétricos. Solidez da cor à água, transpiração, calor, radiação solar, fricção, contacto com outros materiais de cor.

Novas aplicações avançadas e de segurança
- Avaliação da resistência ao escorregamento do calçado em pisos de gelo ou neve.
-  Avaliação da resistência ao escorregamento do calçado, com a utilização do usuário.
- Sistema avançado de visualização de ensaios físico-mecânicos muitos rápidos (p.e. perfuração de palmilhas de proteção, corte por motosserra). De forma a desenhar soluções para possíveis problemas que possam existir.

Microbiologicos
O crescimento dos microrganismos no calçado permite a formação de odores desagradáveis, manchas, descoloração e perda de propriedades funcionais. Para solucionar estes problemas o CTCP tem vindo a desenvolver materiais com propriedades antibacterianas e antifúngicas para aplicação no calçado, no sentido de melhorar o conforto e bem-estar dos utilizadores.
Para melhor aconselhar as empresas, o CTCP realiza ensaios de avaliação da redução do crescimento de bactérias e fungos, em materiais para interior e exterior do calçado, de forma a perceber quais os melhores materiais e/ ou tratamentos que evitem o desenvolvimento e propagação de microrganismos no calçado.

Biodegradibilidade
O calçado “ecológico”, “mais amigo do ambiente” ou “biodegradável” são produtos que surgem no mercado para um segmento específico de consumidores (em crescimento) que têm preocupações e maior enfoque nas questões ligadas ao meio ambiente e à sustentabilidade.
Para atender às necessidades das empresas que pretendam desenvolver materiais e produtos que gerem menor impacto ambiental quando descartados ao meio ambiente, o CTCP disponibiliza metodos de avaliação da desintegração em condições de compostagem em couros, têxteis, solas e calçado completo, nomeadamente:
- Método para avaliar o grau de desintegração de materiais quando expostos a condições de compostagem em escala laboratorial.
- Método para a determinação da biodegradabilidade aeróbia baseada em compostos orgânicos, sob condições de compostagem controladas por medição da quantidade de dióxido de carbono libertado e o grau de desintegração da matéria no final do teste.

Conforto
O conforto do calçado é um dos principais tópicos de investigação e desenvolvimento do CTCP, pela importância que representa para os consumidores e para a própria indústria. Os consumidores são, cada vez mais exigentes e procuram produtos diferenciados de valor acrescentado e que promovem o seu conforto, saúde e bem-estar.
Constituído com equipamentos de última geração, o laboratório do CTCP disponibiliza um conjunto de ensaios na área do conforto, nomeadamente: análise de requisitos ergonómicos, conforto térmico e biomecânico, ensaios de uso real, ensaios com manequim/ pé térmico ou simulador de marcha, avaliação da estabilidade torsional no calçado em condições de uso real.

Materiais e produtos testados no CTCP
Materiais: couros, têxteis, sintéticos, cortiça, plástico, borracha, termoplásticos, expandidos, espumas, metais e cartão.
Componentes: Avaliação de componentes de reforço, segurança e proteção. Elásticos, velcros, cintas. Palmilhas, solas tacões. Tintas e colas.
Calçado e marroquinaria: Caracterização de calçado de criança, moda, casual, conforto, sénior e necessidades especiais. Testes para certificação de calçado de segurança e proteção. Malas e cintos.
Protetores e outros sistemas: Avaliação de protetores dorsais, lombares, perna ou braço para ciclistas, motociclista, cantoneiros, serradores ou desportistas. Sistemas ou componentes para automóveis, eletrodomésticos, pisos, embalagens, brinquedos, relógios, etc.

Para mais informações contacte-nos: [email protected]

Ver também:

Laboratório do CTCP tem novos ensaios químicos acreditados
Laboratório do CTCP reconhecido para ensaios de acordo com a Legislação Americana
Laboratório do CTCP analisa substâncias químicas restritas no calçado



Fonte: ctcp
2079

Voltar