Notícias

CTIC apresenta couros amigos do ambiente

Ação de demonstração FAMEST

terça-feira, 14 de dezembro de 2021
Ação de demonstração FAMEST
CTIC apresenta couros amigos do ambiente

No passado dia 10 de dezembro, decorreu nas instalações do CTIC uma Ação de Demonstração com apresentação e exposição de novos  ovos Processos, Produtos & Couros Biobased.

Soluções Inovadoras que foram desenvolvidas no âmbito do projeto FAMEST (famest.ctcp.pt),  visando criar condições para a conceção e produção ágil, eficiente e sustentável de materiais, componentes e produtos de calçado distintivos e mais ecológicos.

Nesta demonstração, os participantes, puderam conhecer novos couros inovadores, obtidos a partir de processos, materiais e produtos biobased, mais sustentáveis e ecoeficientes, nomeadamente:
- Processos para couros nanofeeling all in one em foulón em substituição a processos tradicionais
- Licor negro para processos de recurtume/tingimento em substituição a sintéticos convencionais (Subproduto do papel)
- Glicerol para processos de recurtume/engorduramento em substituição a gorduras convencionais (Subproduto do biodiesel)
- Amido de Castanha e de Alfarroba para processos de recurtume/tingimento em substituição a sintéticos convencionais
- Couros inovadores “vegetal puro” com taninos nacionais

As empresas Curtumes Boaventura, Lda., Dias Ruivo – Curtumes e Produtos Industriais, Lda., Curtumes Aveneda, Lda e a Fábrica de Curtumes Rutra,Lda. são parceiras do projeto, onde estas inovações estão já em pleno funcionamento, com ganhos significativos de qualidade em termos de sustentabilidade e ecoeficiência. Os benefícios obtidos nestas empresas poderão ser facilmente replicados em outras empresas de curtumes.

Para mais informações sobre este projeto contacte-nos: famest.ctcp.pt ou [email protected]

Apoio
O projeto FAMEST Footwear, Advanced Materials, Equipment’s and Software Technologies tem como promotor FORTUNATO O. FREDERICO & CA LDA e conta com cofinanciamento do Programa COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico I&DT - Programas Mobilizadores.


1255

Voltar