Notícias

CTIC: Novos Processos, Produtos & Couros Biobased

Alcanena /10 dezembro

terça-feira, 30 de novembro de 2021
Ação de Demonstração | 10 de dezembro |14:30H | Alcanena
CTIC: Novos Processos, Produtos & Couros Biobased

No âmbito do projeto FAMEST (famest.ctcp.pt) foram desenvolvidas soluções inovadoras para a indústria, visando criar condições para a conceção e produção ágil, eficiente e sustentável de materiais, componentes e produtos de calçado distintivos e mais ecológicos. O objetivo é contribuir para continuar a suportar a diferenciação das empresas e produtos do Cluster no mercado global, através da utilização de inovações nacionais, segundo os novos paradigmas de desenvolvimento, incluindo, a ecoeficiência, a automação e a economia circular.

As empresas Curtumes Boaventura, Lda., Dias Ruivo – Curtumes e Produtos Industriais, Lda., Curtumes Aveneda, Lda e a Fábrica de Curtumes Rutra, Lda. são parceiras do projeto, onde estas inovações estão já em pleno funcionamento, com ganhos significativos de qualidade em termos de sustentabilidade e ecoeficiência. Os benefícios obtidos nestas empresas poderão ser facilmente replicados em outras empresas de curtumes.

Assim, para uma ampla divulgação destes resultados, o CTIC, o CTCP e outros parceiros do Consórcio FAMEST estão a organizar uma Ação de Demonstração com apresentação e exposição, em Alcanena, nas instalações do CTIC, no próximo dia 10 de dezembro, pelas 14:30h.

Esta ação de demonstração permitirá, aos participantes, conhecerem novos couros inovadores, obtidos a partir de processos, materiais e produtos biobased, mais sustentáveis e ecoeficientes:

- Processos para couros nanofeeling all in one em foulón em substituição a processos tradicionais
- Licor negro para processos de recurtume/tingimento em substituição a sintéticos convencionais (Subproduto do papel)
- Glicerol para processos de recurtume/engorduramento em substituição a gorduras convencionais (Subproduto do biodiesel)
- Amido de Castanha e de Alfarroba para processos de recurtume/tingimento em substituição a sintéticos convencionais
- Couros inovadores “vegetal puro” com taninos nacionais

Desta forma, gostaríamos muito de poder contar convosco na Ação de Demonstração CTIC: Novos Processos, Produtos & Couros Biobased, apresentação de resultados do projeto FAMEST e partilha de experiências.

A participação é livre, mas sujeita a inscrição AQUI

1337

Voltar