Notícias

Dia Nacional de Prevenção e Segurança no Trabalho

quarta-feira, 28 de abril de 2021
Reflexão sobre a importância da prevenção dos acidentes de trabalho e das doenças profissionais
 Dia Nacional de Prevenção e Segurança no Trabalho

Hoje, 28 de abril, comemora-se o Dia Nacional de Prevenção e Segurança no Trabalho, uma data que pretende envolver e chamar a atenção dos empregadores e dos trabalhadores para a prevenção dos acidentes de trabalho e das doenças profissionais.

Neste dia a nossa Responsável pelo Serviço de Segurança no Trabalho, Anabela Neves fez uma reflexão, sobre este tema, que partilhamos com os nossos leitores.

“Dia Nacional da Prevenção e Segurança no Trabalho. Um dia do ano para refletir, relembrar e chamar a atenção às empresas e trabalhadores que PREVENIR é importante e faz sentido. Não porque tem de ser. Mas faz sentido para quê? para quem? Faz sentido porque prevenir acidentes e doenças profissionais é proteger a vida das pessoas e, claro, a vida das empresas. Para quem? Para TODOS. Trabalhadores fabris. Armazéns. Chefias intermédias. Administrativos. Administradores. Mecânico. Responsável da limpeza... Todos têm o direito à segurança e saúde no seu trabalho.

Prevenir é saber que algo pode acontecer e prejudicar a segurança e saúde durante a utilização de uma máquina, de uma escada, tesoura, martelo, empilhador, agrafador, levantamento de uma caixa, na aplicação de cola, ou sentado numa cadeira, e fazer algo que impeça que aconteça. E para poder fazer esse «algo que impeça» implica ter conhecimento, ter segurança no espaço que ocupa, ter ferramentas seguras e máquinas seguras. Saber quais as medidas de prevenção e saber como praticá-las, é garantir que todos os dias qualquer pessoa saia da empresa tão saudável como entrou.

Prevenir também é trabalhar melhor. Também é produzir melhor. Produzimos melhor porque estamos a gerar resultados em qualidade e quantidade esperados, e a gerir melhor recursos internos e externos, não só materiais e energia elétrica, mas também o nosso bem estar (que podemos definir a nossa saúde e a nossa energia emocional e física) e o tempo (limitado fisicamente, este recurso está sempre em modo decrescente). Se acharmos que o nosso recurso do bem estar está no nível máximo 10 quando estamos a começar o dia, façamos o exercício de qual é a pontuação no final do dia de trabalho. Que necessidades podiam ser satisfeitas para que a pontuação fosse melhor? Ora, para mantermos a nossa energia produtiva que depende da nossa energia  emocional e física, as medidas de prevenção na gestão das empresas, são verdadeiros escudos protetores à perda de produtividade. E assim, concluímos que prevenir e promover locais de trabalho seguros e saudáveis não é um custo é um investimento.

Não posso deixar de trazer para o tema de hoje os ensinamentos que a pandemia nos trouxe. «Segurança». «Saúde». «Cumpra a distância de segurança». «Proteja-se». «Cumpra as normas». «Prevenção». «Controlo». «Siga as recomendações». «Obrigatório». Isto é um léxico de segurança que passou a estar presente nas nossas vidas, no trabalho e fora dele, que não será para esquecer. Veio-nos ensinar e tornar presente do quão é importante o comportamento individual para a segurança do próprio e do coletivo. O quão é importante ter medidas, orientações e meios disponíveis para as pôr em prática. É um trabalho diário de equipa. Exige resiliência e o envolvimento de todos para o bem comum: a Segurança e Saúde.

Por isso, é tão importante perceber que a Prevenção faz todo o sentido e só traz benefícios para as organizações, para os trabalhadores e para a sociedade. Um exemplo muito presente e que todos já experienciamos, é a medida preventiva de usar máscara para evitar a infeção da doença covid19. Podia trazer aqui outro exemplo, mas escolho este porque sei que é comum a todos nós. No início era estranho, havia hesitações, dúvidas, resistência, desconforto, mas agora fazemo-lo de forma tão natural e mecânica, que já se tornou um hábito. Outras ações de prevenção podem também tornarem-se num hábito, com o envolvimento e responsabilidade de todos. Uma engrenagem flexível e dinâmica de prevenção e comunicação, mantém a equipa segura e saudável, que é o mesmo que dizer manter a empresa segura e saudável. A prevenção cuida do individual. O individual cuida do todo. Hoje e sempre.”

Para conhecer o nosso Serviço Externo de Segurança no Trabalho (ST) autorizado e reconhecido pela Autoridade para as Condições de Trabalho (ACT), consulte mais informação AQUI.

1990

Voltar

Relacionado