Notícias

DIGI4FASHION - Polo de Inovação Digital da Moda

quarta-feira, 13 de setembro de 2023
O DIGI4FASHION pretende ser uma referência nacional na promoção e adoção de tecnologias digitais pelas PME do setor têxtil, vestuário, calçado e marroquinaria.
DIGI4FASHION - Polo de Inovação Digital da Moda

O Polo de Inovação Digital da Moda (DIGI4FASHION), pretende ser uma referência nacional para o setor da moda têxtil, vestuário, calçado e marroquinaria, no apoio, disseminação e adoção de tecnologias digitais avançadas por parte das empresas.

Focado especialmente nas PME, terá uma oferta de serviços e de iniciativas em torno do desenvolvimento, teste e experimentação dessas mesmas tecnologias, promovendo a transição digital do setor. É necessário que as empresas tenham capacidade para adotar tecnologias digitais que transformem os seus processos de negócio, de ousarem experimentar tecnologias inovadoras em fase avançada de maturidade e muitas vezes resultantes de processos de I&D. Este Pólo tem como base que a reindustrialização da europa se fará com uma indústria assente nos paradigmas da sustentabilidade e economia circular, amplamente digital e robotizada.

Este Polo reúne cinco entidades de referência no setor da moda:
- CTCP (Centro Tecnológico do Calçado de Portugal)
- CITEVE (Centro Tecnológico da Indústria Têxtil e Vestuário)
- ATP (Associação Têxtil e Vestuário de Portugal)
- ANIVEC/APIV (Associação Nacional das Indústrias de Vestuário e Confeção)
- APICCAPS (Associação Portuguesa dos Industriais de Calçado, Componentes, Artigos de Pele e seus Sucedâneos)


Saiba mais sobre este Digital Innovation Hub (DIH) e os seus serviços em digi4fashion.pt


O que são Polos de Inovação Digital?

"O Plano de Ação para a Transição Digital, criado no âmbito da RCM nº 30/2020, de 21 de abril, definiu no seu Pilar II — Transformação digital do tecido empresarial — como medida prioritária, a dinamização de uma Rede Nacional de Polos de Inovação Digital a desenvolver em ligação com os clusters de competitividade e centros de interface tecnológico reconhecidos, rede essa que estará interligada com a Rede Europeia de Digital Innovation Hubs I Polos de Inovação Digital, a dinamizar pela Comissão Europeia no âmbito dos programas quadro europeus para 2021-2027.

Os Digital Innovation Hubs (DIHs) são redes colaborativas que incluem centros de competências digitais específicas, com o objetivo de disseminação e adoção de tecnologias digitais avançadas por parte das empresas, em especial PME, e Administração Pública, por via do desenvolvimento, teste e experimentação dessas mesmas tecnologias.

Com o apoio dos DIHs, as PME terão a possibilidade de aceder a competências digitais avançadas, obter formação especializada, aconselhamento e apoio para acesso a financiamento necessário à sua transição digital, bem como colaborar com outras PME, empresas de maior dimensão e entidades do sistema de investigação e inovação.

Os DIHs funcionam assim, como uma one-stop-shop, ao mesmo tempo que atuam como uma porta de entrada e fortalecimento do ecossistema de inovação, uma vez que resultam de cooperação entre vários parceiros com competências e atuações complementares a nível nacional e regional.

A rede nacional está interligada com a rede europeia, criada pela Comissão Europeia no âmbito do Programa Europa Digital."

Fonte: https://www.dgae.gov.pt

702

Voltar