Notícias

Empresas de calçado exportam mais 4% e anulam quebra em Portugal

segunda-feira, 2 de setembro de 2013
Empresas de calçado exportam mais 4% e anulam quebra em Portugal

A indústria portuguesa do calçado mantém-se na rota do crescimento, alavancada pelos mercados externos, e vendeu 800 milhões até Junho.

As empresas portuguesas de calçado continuam a contribuir positivamente para o incremento do comércio com o exterior. No primeiro semestre deste ano, as exportações de calçado ultrapassaram os 813 milhões de euros, o que traduz um crescimento de 4% face ao mesmo período de 2012. E apesar da retração na Europa - o principal mercado dos sapatos portugueses -, a indústria conseguiu aumentar as vendas nos principais destinos europeus. Já as importações de calçado decresceram 6,6% para 268 milhões, segundo dados preliminares do INE.
 
Fortunato Frederico, presidente do grupo Kyaia (o maior do sector), adianta que a sua empresa está a registar "neste momento um crescimento nas vendas superior a 10%". E "é só com a exportação, pois no País quer na Fly London (marca do grupo) quer na Foreva (rede de sapatarias própria) regista-se quebras de 14% nas vendas", salienta o empresário. "As exportações estão a colmatar a quebra do mercado interno", afirma. Fortunato Frederico perspetiva fechar o ano com um crescimento global de 5% nas vendas face aos 56 milhões obtidos em 2012.

Fonte: Económico.29Ago.2013
2319

Voltar