Notícias

Empresas obrigadas a garantir a segurança dos equipamentos

CTCP apoia as empresas

segunda-feira, 28 de novembro de 2016
Empresas obrigadas a garantir a segurança dos equipamentos

A verificação da segurança dos equipamentos de uma fábrica  é da responsabilidade da empresa e é obrigatória de acordo com o DL 50/2005?
No setor do calçado, assim como em qualquer outra atividade industrial, os colaboradores e os equipamentos de trabalho são ferramentas essenciais na produção. Só garantindo boas condições de trabalho se otimizam os resultados e a produtividade. O rendimento da empresa aumenta com equipamentos e máquinas em bom estado de conservação e manutenção e que reúnam as condições mínimas de segurança para os trabalhadores.

Em Portugal, há mais de dez anos que, de acordo com o DL n.º 50/2005, de 25 de fevereiro, todos os equipamentos de trabalho têm que ser verificados por pessoa competente e de forma periódica, relativamente aos requisitos de segurança.
O não cumprimento desta obrigação legal pode dar origem a uma contraordenação laboral classificada como grave. Por isso o melhor é não correr riscos e garantir a segurança dos  colaboradores durante a utilização dos equipamentos de trabalho.

O CTCP dispõe de uma equipa técnica com experiência e conhecimento na área de segurança de máquinas, reunindo competências que o ajudam a manter a conformidade legal da sua empresa na utilização de equipamentos de trabalho em segurança.
Estes técnicos fazem uma verificação da segurança dos equipamentos de trabalho da sua empresa de forma a dar resposta a perguntas como: “os sistemas de comando são seguros, visíveis e identificáveis”, “existem protetores contra o risco de contacto mecânico” ou “os equipamentos de trabalho estão devidamente sinalizados” .
Após essa verificação serão emitidos relatórios que o poderão ajudar a corrigir as falhas eventualmente detetadas, alertando-o para as medidas corretivas a adotar na melhoria e regularização das condições de segurança dos equipamentos de trabalho.

Para mais informações contacte-nos:
Rui Moreira: [email protected]
Joana Catarino: [email protected]

Fonte: ctcp
4454

Voltar

Relacionado