Notícias

Ensaios de Toxicidade: CTCP aumenta capacidade de análise de metais pesados

segunda-feira, 31 de outubro de 2011
Ensaios de Toxicidade: CTCP aumenta capacidade de análise de metais pesados

O CTCP -Centro Tecnológico do Calçado de Portugal é uma organização com mais de 25 anos de experiência ao serviço de várias indústrias: calçado, calçado de segurança, borracha, plásticos, materiais e componentes para calçado, acessórios associados ao calçado, entre outros.

Melhorar os níveis de eficiência competitiva e ser actor na inovação, actuando em todos os factores da dinâmica industrial, é o objectivo da intervenção do CTCP.

É neste sentido, e apenas com o objectivo de melhor corresponder às necessidades e inteira satisfação dos clientes, que o CTCP adquiriu no início de 2011 um novo equipamento que permite analisar um maior número de metais pesados: o Gerador de Hidretos FIAS 100. Este equipamento quando acoplado ao Espectofotómetro de Absorção Atómica AAnalyst 400, que o CTCP já possuí há alguns anos, permite agora a determinação dos seguintes metais pesados: arsénio, antimónio, selénio e mercúrio, além dos que já era possível determinar (bário, cádmio, crómio, chumbo, e níquel).

A aquisição deste equipamento vem de encontro ao grande número de solicitações do ensaio de Toxicidade -determinação de metais pesados segundo a norma EN 71-3, principalmente em artigos para bébé/criança. Esta norma apresenta valores máximos admissíveis bastante baixos, compreensível tendo em conta o público alvo a que se destinam os artigos em análise, pelo que obriga a uma técnica de análise bastante rigorosa. Com a aquisição do Gerador de Hidretos FIAS 100, o CTCP já efectua o ensaio de Toxicidade na íntegra.

A realização deste ensaio no CTCP passou a apresentar um menor custo para os nossos clientes e um tempo de resposta mais satisfatório, uma vez que já não é necessário recorrer ao subcontrato.

A par do ensaio de Toxicidade, também a determinação do teor total de arsénio em amostras de PVC, passou a beneficiar da redução de custo e de tempo de resposta.
Esta aquisição efectuada no âmbito do projecto CTCP_Inov, foi finananciada pelo Programa Operacional do Norte (ON.2).
 

Fonte: ctcp
2979

Voltar