Notícias

Equipa do CTCP premiada no concurso Isto é Uma Ideia

Wednesday, June 23, 2021
Equipa do CTCP premiada no concurso Isto é Uma Ideia

No passado dia 16 de junho, uma equipa de 3 alunos, da Escola Profissional de Aveiro, apoiada pelo CTCP, no âmbito do projeto “Pense Indústria i4.0”, conseguiu o 2º lugar, na final nacional do concurso "Isto é uma ideia", com o projeto A-Mexer.

O concurso "Isto é uma ideia", visa estimular os jovens para a apresentação de novas ideias, com soluções inteligentes e exequíveis baseadas em IoT (Internet of Things). Destina-se a estudantes e visa promover o empreendedorismo, inovação e sustentabilidade junto dos jovens.

Foi o que fizeram estes alunos que pensaram na criação de um carrinho de compras de supermercado equipado com um tablet (ver vídeo). O tablet, de fácil e intuitiva utilização, incorpora uma aplicação que possibilita a pré-configuração da lista de compras e permite uma orientação eficaz de idosos no interior do espaço comercial, aumentando a autonomia desta população durante as compras de supermercado.

Este concurso  pretende despertar nos jovens o gosto pela industria 4.0, é lançado o desafio de criarem novas soluções com conexão via internet, que torne o dia-a-dia mais smart e simples e que preferencialmente também contribua para a sustentabilidade.  O Isto é uma Ideia voltará a ser lançado às escolas, pelos Centros Tecnológicos no próximo ano letivo. O CTCP voltará a desafiar as escolas e os jovens a apresentarem ideias inovadoras para a nossa indústria.

Projeto Pesne Idustria i4.0
O projeto tem como objetivo a atração  de jovens para a indústria, demonstrando oportunidades de desenvolvimento profissional dando-lhes acesso a experências unicas e inovadoras.

O projeto Pense Indústria i4.0 é estratégico e tem como objetivo principal a atração de jovens para a indústria, demonstrando oportunidades de desenvolvimento profissional aliciantes e dando-lhes acesso a experiências motivadoras.

Com atividades dinâmicas, o projeto atua ao nível da sensibilização, atração e capacitação dos jovens do 3º ciclo do ensino básico e ensino secundário, para as áreas de saber e profissionais no âmbito de IoT (Internet of Things), tecnologias, digitalização, inovação, empreendedorismo, design e criatividade, descarbonização e transição energética, economia circular e sustentabilidade.
Esta nova edição tem enfoque na indústria 4.0 através de quatro atividades principais:
• Sessões de Sensibilização com Demonstração de Tecnologias Industriais i4.0 (palestras nas Escolas);
• Laboratórios de Tecnologias i4.0 e Visitas de Imersão a Empresas e Centros Demonstradores i4.0;
• Concurso de Ferramentas Digitais i4.0 e empreendedorismo F1 in Schools;
• Concurso Nacional IoT Isto é uma ideia.

O Pense Indústria i4.0 conta com o apoio do Compete 2020, no âmbito da medida SIAC - Sistema de Apoio a Ações Coletivas - Promoção do Espírito Empresarial, e envolve um consórcio de sete Centros Tecnológicos: CITEVE, CATIM, CENTIMFE, CTCOR, CTCP, CTCV e CTIC.

Consulte mais informação sobre o projeto e concursos em: penseindustria.pt


219

Voltar