Notícias

Ferramenta para cálculo da pegada de carbono no calçado, desenvolvida no CO2SHOE, certificada em Espanha

segunda-feira, 12 de outubro de 2015
Ferramenta para cálculo da pegada de carbono no calçado, desenvolvida no CO2SHOE, certificada em Espanha

A Associação Espanhola de Normalização e Certificação (AENOR) validou a Ferramenta para cálculo da pegada de carbono no calçado, desenvolvida no âmbito do projeto CO2SHOE (life12 ENV / ES / 000315). Esta ferramenta baseada numa aplicação informática já está operacional como "Norma ISO / TS 14067 - Pegada de carbono de produtos .


O cálculo da pegada de carbono no calçado é um desafio, uma vez que envolve muitos componentes (como couro, plástico e têxteis) e uma série de processos. No âmbito do Projeto LIFE este objetivo foi conseguido, graças a um consórcio europeu, composto pelas seguintes entidades:
- Centro Tecnológico do Calçado de Portugal – CTCP (Portugal)
- Instituto Tecnológico Calçado Espanhol - INESCOP (Espanha) – Coordenador
-Confederação Europeia do Calçado- CEC( Bélgica)
- FICE S.L. Servicios (Espanha)
- Instituto Polaco  da Industria do Couro   -IPS (Polónia)
- C.G.S. di Coluccia Michelle & C. s.a.s. ( Itália).


A ferramenta pode ser utilizada para calcular a pegada de carbono de qualquer tipo de calçado, bem como da sua embalagem. Quando um utilizador insere as quantidades de materiais utilizados para um tipo de calçado, a ferramenta dá um resultado global da pegada de carbono para todo o seu ciclo de vida (desde a introdução da matéria-prima até ao fim de vida do produto).


O projeto CO2SHOE demonstrou esta ferramenta de cálculo da pegada de carbono em 36 tipos diferentes de calçado produzido por 12 empresas envolvidas.
O objetivo principal do projeto LIFE, foi o desenvolvimento desta ferramenta que pretende ajudar as empresas a identificar os aspetos do processo de produção que precisam ser intervencionados a fim de otimizar os seus recursos, diminuir o consumo de energia e, consequentemente reduzir as emissões de emissões de Gases de Efeito Estufa libertados para a atmosfera.


Para mais informações, consulte o site do projeto: http://www.co2shoe.eu

Fonte: ctcp
6611

Voltar