Notícias

Formação em Ecodesign é o foco principal do projeto europeu Design4circle

segunda-feira, 2 de dezembro de 2019
Formação em Ecodesign é o foco principal do projeto europeu Design4circle

A indústria europeia quer aumentar o nível de sustentabilidade e inovação nos processos de produção e reciclagem. Para atingir esse objetivo, é essencial o trabalho dos criadores. É nesta fase que se define que tipo de sapato se pretende desenvolver.Os designers têm que criar produtos que tenham em mente os princípios da economia circular.

Para ajudar os designers a alcançar esse objetivo, os parceiros do projeto europeu "Design4Circle", financiado pela Comissão Europeia, no âmbito do Programa Erasmus + estão a trabalhar num conjunto no desenvolvimento de materiais de formação destinado a designers e PMEs, para que estes possam adquirir as competências necessárias para implementar novas práticas de design ecológico.

Após analisar as melhores práticas e competências atuais em Ecodesign nos diferentes países, os parceiros reuniram-se em Portugal, no passado dia 21 e 22 de novembro, para validar o trabalho realizado e preparar as próximas fases da implementação do projeto.

O consórcio é criado por entidades de investigação, formação, universidades e associações nacionais da Letônia, Bélgica, Macedônia, Portugal, Romênia e Espanha.

Com base no desenvolvimento de conceitos e processos ecológicos inovadores de Ecodesign, os parceiros do projeto pretendem contribuir para a criação de novos empregos na área da sustentabilidade, especialmente para designers que sigam as novas linhas em consonância com modelos de negócios em direção a uma economia circular.

Durante esta 3ª reunião do projeto, os parceiros tiveram a oportunidade de conhecer o que a indústria portuguesa de calçado está a fazer em termos de sustentabilidade. Para além de conhecerem alguns materiais e projetos relacionados com esta matéria, tiveram oportunidade de ver na práticas algumas empresas (ISI solas e Carité), que já implementaram processos de produção e produtos com uma abordagem ecológica, e sustentável.

 ISI
Fundada em 1999, a I.S.I. - Indústria de Solas Injectadas, Lda., produz 2,8 milhões de pares de solas por ano e tem uma capacidade produtiva de 4 milhões de pares/ano. Nesta empresa de solas a preocupação ambiental começa com o design do produto. É nesta fase de desenvolvimento que o ciclo de vida é definido e seu impacto ambiental pode ser mitigado.
Aqui, designers e técnicos selecionam as matérias-primas, calculam consumos, definem dimensões únicas e, portanto, podem influenciar o comportamento e o desempenho ambiental nas seguintes etapas de produção, transporte, consumo e reposição final.
A ISI Soles adquiriu a certificação para o seu sistema de gestão integrado ISO 14001 ( ambiental)e ISO 9001(qualidade) e foi a primeira empresa portuguesa produtora de solas de calçados a ser reconhecida pelas melhores práticas ambientais internacionais.
Durante a visita, os participantes tiveram a oportunidade de ver como as solas são produzidas a partir de TPU de base biológica -este tipo de produção reduz o consumo de materiais derivados de fontes fósseis, além de reduzir as emissões de CO2. A empresa também produz solas de TPU biodegradável, veganas, ou recicladas que incorporam resíduos do processo de injeção, bem como cortiça ou casca de arroz, criando assim uma economia circular.

Carité
 A Carité é um grupo de empresas constituída por 5 unidades, especializadas em diferentes tipos de calçado. Os parceiros visitaram a sede da empresa fundada em 1986.

Seguindo uma estratégia que busca atuar num segmento de mercado médio-alto,  a empresa posta na qualidade dos materiais utilizados, com especial  atenção à sua origem. Os colaboradores da empresa são também uma prioridade para a gestão deste negócio e por isso as condições de trabalho assumem para a empresa especial enfoque. A empresa adota princípios de produção sustentável e utiliza a eco eficiência como referência para todas as operações realizadas na fábrica. A Carité é também uma empresa certificada pela ISO 14001 (Meio Ambiente) e ISO 9001 (qualidade).



Consórcio em Reunião no CTCP e visita à ISI Soles e à CARITÉ

Para mais informações, visite o site do projeto: https://design4circle.eu/



1524

Voltar