Notícias

IAPMEI lança nova fase de candidaturas ao Passaporte para o Empreendedorismo

quarta-feira, 2 de abril de 2014
IAPMEI lança nova fase de candidaturas ao Passaporte para o Empreendedorismo

O IAPMEI acaba de anunciar a abertura de uma nova fase de candidaturas no âmbito da medida Passaporte para o Empreendedorismo, uma iniciativa que visa incentivar jovens com formação universitária a desenvolver as suas ideias para projetos empresariais.

Os jovens empreendedores podem, até 15 de maio, apresentar as suas ideias de negócio e candidatar-se aos apoios disponíveis, através de um formulário próprio, disponível em www.passaporteempreendedorismo.pt .

Para concorrer ao Passaporte para o Empreendedorismo os promotores devem ter até 30 anos e licenciatura completa, ou até 34 anos se tiverem o mestrado ou o doutoramento. No caso dos licenciados com idade igual ou inferior a 30 anos, se a licenciatura tiver sido obtida há mais de 3 anos é exigido o comprovativo de inscrição no centro de emprego há mais de 4 meses.

O objetivo é dar-lhes condições para poderem trabalhar e explorar ideias de negócio que possam transformar-se em projetos empresariais viáveis e ajustados ao mercado.

Para beneficiarem do Passaporte para o Empreendedorismo, os jovens devem residir ou ter obtido o seu grau académico em qualquer estabelecimento de ensino superior das regiões Norte, Centro ou Alentejo, considerando que, no âmbito do projeto empresarial a apresentar, a respetiva atividade será desenvolvida numa destas regiões.

Os jovens que vejam o seu projeto selecionado terão acesso durante quatro meses a uma bolsa mensal de 691,70 euros, para os ajudar a fortalecer a sua ideia de negócio, podendo este apoio ser estendido por mais oito meses, após uma avaliação intercalar do projeto.

Para além da bolsa, os jovens contam ainda no Passaporte para o Empreendedorismo com o acesso privilegiado a uma rede nacional de mentores, que lhes pode assegurar aconselhamento na fase de desenvolvimento da ideia de negócio, bem como assistência técnica para planeamento do projeto empresarial.

Ao abrigo desta medida, o IAPMEI apoiou já cerca de 850 jovens no desenvolvimento dos seus projetos empresariais, tendo algumas das ideias apoiadas já dado origem à criação de novas empresas.

A medida Passaporte para o Empreendedorismo foi criada no âmbito do Programa Impulso Jovem e tem apoio do FEDER, através do PO Norte, do PO Centro e do PO Alentejo do QREN.

Fonte: www.iapmei.pt
1999

Voltar