Notícias

Impressão 3D será a próxima oferta formativa

quinta-feira, 23 de setembro de 2021
Como podem as instituições de formação profissional inovar e unir as indústrias dos setores criativos e tradicionais através da impressão 3D?
Impressão 3D será a próxima oferta formativa


A tecnologia de Impressão 3D é o principal foco do projeto ACCESS-3DP, apoiado pelo Programa Erasmus + . Os parceiros do projeto reuniram, pela primeira vez presencialmente, nos passados dias 16 e 17 de setembro de 2021 na Eslováquia, para discutir quais as abordagens pedagógicas que devem ter em conta para incluir a tecnologia de manufatura aditiva nas suas ofertas formativas.

Nesta reunião foram debatidos os resultados dos estudos preliminares e concluído o primeiro objetivo do projeto   que estava proposto:  a elaboração de um relatório, que identifica o desajuste das competências relacionadas com as tecnologias de manufatura aditiva (MA), entre as empresas tradicionais e criativas. 

Como podem as instituições de formação profissional inovar e unir as indústrias dos setores criativos e tradicionais através da impressão 3D?
Foi esta a questão que serviu de pontapé de saída para a elaboração desde estudo. Neste relatório já disponível no website do projeto (AQUI),  são apresentados os resultados de um estudo preliminar, que mostra o interesse na adoção da impressão 3D e as oportunidades que essa tecnologia apresenta para todo o tipo de empresas.

Este relatório apresenta ainda uma análise à oferta formativa de referência no âmbito da impressão 3D e Robótica Industrial Avançada (RIA) disponíveis na Europa e dirigida a vários setores incluindo os tradicionais.

Nesta análise foi feita uma revisão da formação proposta por 64 entidades de formação distribuídas por 27 países europeus, cobrindo 70 cursos no total. Esta referência europeia destaca as adaptações possíveis e necessárias dos programas de formação para uma melhor difusão da tecnologia nos setores tradicionais.
E por último este relatório apresenta a análise do uso e necessidades da impressão 3D.
Consultar relatório completo AQUI.

O CTCP é o parceiro português do ACCESS-3DP, que é um projeto financiado pela Comissão Europeia ( número 2020-1-FR01-KA202-080183), no âmbito do Programa Erasmus + e envolve parceiros de 5países diferentes: França, Portugal, Eslováquia, Eslovénia e Espanha.

Conheça este projeto em:https://access3dp.eu/


1433

Voltar