Notícias

Indústria do calçado vence a crise apostando forte na qualidade

sexta-feira, 6 de março de 2009
Indústria do calçado vence a crise apostando forte na qualidade

O sector do calçado, responsável por dar emprego directo a 34 mil trabalhadores (correspondentes a mais de 4% do emprego da indústria transformadora nacional ), continua a crescer nos mercados internacionais. Na edição  de Março da Micam 74 empresas juntaram-se na capital da moda, Milão, para apresentar as suas colecções.

Exportações totalizaram 1,266 mil milhões de euros até Novembro
Apesar da recessão que afecta cerca de dois terços da economia mundial, a indústria de calçado exportou, de Janeiro a Novembro do ano passado, 1,266 mil milhões de euros, o que representa mais 2,2% face ao mesmo período de 2007.

O importante, num sector que assegura mais de 4% do emprego e das exportações da indústria transformadora nacional, é que não só conquistou quota aos nossos concorrentes directos, a Itália e a Espanha, como o fez com um aumento de 13,3% do preço médio do calçado exportado.

O director executivo da associação do sector, APICCAPS, diz ao DN que a boa perfomance se deve "ao dinamismo de um tecido empresarial moderno e empenhado em reforçar a capacidade competitiva dos seus produtos", apostando em artigos de elevada qualidade. Alfredo Jorge reconhece que “há empresas em dificuldades, como sempre houve”. Aquelas que as conseguem ultrapassar fazem-no não por "proteccionismo mas por capacidade reactiva e de desempenho".

Fonte: Diário de Notícias,06.Mar.09
1831

Voltar

Relacionado