Notícias

Investigadores do Minho conseguem maximizar aproveitamento de peles de couro

segunda-feira, 17 de junho de 2013
Investigadores do Minho conseguem maximizar aproveitamento de peles de couro

Uma equipa do Centro Algoritmi da Universidade do Minho criou uma família de algoritmos que procura maximizar o aproveitamento das peles de couro, nomeadamente para o sector automóvel. A investigação de Cláudio Alves, Pedro Brás, José Valério de Carvalho e Telmo Pinto acaba de receber dois prémios da Associação Portuguesa de Investigação Operacional.


A tecnologia tem vindo a ser desenvolvida em parceria com uma empresa portuguesa que produz estofos para marcas conceituadas. A metodologia poderá também ter outras aplicações, como calçado, bolsas e casacos.


“Procurámos otimizar os processos industriais para rentabilizar ao máximo uma matéria-prima, que é cara, gerando o menor desperdício possível. Criámos uma família de algoritmos para construir ‘layouts’ de corte em superfícies com contornos irregulares, zonas de qualidade distinta e defeitos”, resume Cláudio Alves. Em alguns casos, a área utilizável da matéria-prima aproxima-se dos 75 por cento. A investigação foi solicitada pela própria fabricante nacional de estofos para veículos, que “tem funcionários experientes e com desempenhos que são muito difíceis de bater”.


O estudo, raro neste âmbito a nível internacional, analisou também resultados de um vasto conjunto de experiências computacionais. “Nesta área tecnológica, Portugal tem evoluído bastante e está entre os melhores”, vinca Cláudio Alves, professor do Departamento de Produção e Sistemas e investigador no Centro Algoritmi, em Braga.


Esta investigação foi laureada há dias no XVI Congresso da Associação Portuguesa de Investigação Operacional. O Prémio Isabel Themido, pelo melhor artigo numa revista internacional, foi para «New constructive algorithms for leather nesting in the automotive industry», publicado na «Computers & Operations Research». Já o Prémio APDIO/IO, pela melhor tese de mestrado, foi para «Métodos heurísticos para o problema de posicionamento de figuras irregulares», de Telmo Pinto, que está a fazer doutoramento na Escola de Engenharia da UMinho.

Fonte: http://www.cienciahoje.pt,12.jun.2013
377

Voltar