Notícias

IPQ edita Normas Portuguesas de Calçado

Friday, January 20, 2017
IPQ edita Normas Portuguesas de Calçado

O IPQ editou recentemente 2 normas em português para o calçado, nas quais o CTCP- como Organismo de Normalização Setorial (ONS) - deu o seu contributo.  Estão ambas relacionadas com métodos de ensaio da sola:

  • Calçado - Métodos de ensaio para solas - Resistência ao rasgamento (NP EN 12771:2016/NP ISO 20872:2016 )
    Calçado - Métodos de ensaio para solas - Tensão e Alongamento na rotura (NP EN 12803:2016 /NP ISO 22654:2016)

Trata-se de uma tradução das normas Europeias e Internacionais. A versão portuguesa tem o mesmo estatuto que as versões oficiais e já estão disponíveis para comercialização, pelo IPQ.

Estas versões portuguesas foram preparadas pela comissão técnica de Normalização CT 57 " calçado", cujo secretariado é assegurado pelo Organismo de Normalização Setorial, Centro Tecnológico do Calçado de Portugal (ONS/CTCP)

O Centro Tecnológico de Calçado de Portugal (CTCP) é o ONS-Organismo de Normalização Setorial, no domínio do Calçado, que desenvolve atividades de normalização no âmbito de um Protocolo de Cooperação, estabelecido com o Instituto Português da Qualidade (IPQ) em 2003.

O trabalho da CT 57- Comissão Técnica relativa a calçado incide na normalização aplicável aos materiais e componentes para calçado, bem como ao calçado, incluindo a terminologia e definições, testes e ensaios e especificações.

Fonte: ctcp

5678

Voltar