Notícias

ISI Soles é a primeira empresa portuguesa do sector do calçado a obter a certificação RCS - Recycled Claim Standard

quarta-feira, 3 de março de 2021
ISI Soles é a primeira empresa portuguesa do sector do calçado a obter a certificação RCS - Recycled Claim Standard

O uso de materiais reciclados na indústria e a produção sustentável de calçado tem vindo a ganhar cada vez mais relevância. Na ISI Soles esta preocupação sempre existiu. O objetivo da empresa é atingir o desperdício zero, mas quer fazê-lo de forma transparente e “dar garantias que os produtos são realmente produzidos de forma ecológica e que os reciclados provêm efetivamente da recuperação do fluxo de resíduos”.

Assim, e de forma a dar essa garantia aos seus clientes, a empresa apostou desde cedo na certificação dos seus processos e produtos. Depois de obter, em 2018, com o apoio do CTCP, a certificação para o seu sistema de gestão integrado pelas normas ISO 14001 e ISO 9001, a empresa quis ir mais longe e, em 2020, implementou na sua organização a norma RCS - Recycled Claim Standard que, através de um sistema de certificados de transação emitidos por uma entidade externa, certificam que as matérias primas recicladas provêm do seu fluxo de resíduos.
Deste modo a ISI é a primeira empresa produtora de solas portuguesa com este reconhecimento - certificação RCS - Recycled Claim Standard para o seu TPU e TR reciclado.

Vitor Mendes, CEO da ISI Soles, afirma que “sendo esta norma já amplamente aplicada no sector do têxtil achamos que está na hora do calçado implementar um sistema que garanta ao consumidor final a sustentabilidade do seu produto. Com esta certificação contamos valorizar não só as nossas solas, mas também ajudar o sector do calçado na valorização dos seus produtos sustentáveis”, sublinhando que “depois de obter a norma ambiental ISO 14001, a adoção da norma RCS- Recycled Claim Standard é mais um passo que ISI Soles dá para o nosso objetivo de zero-waste”.

Acrescenta ainda que “neste momento o mercado está a ser inundado com produtos verdes de origem reciclada, e o consumidor muitas vezes fica confuso e sem saber qual a real origem dos materiais. Foi a pensar neste problema que optamos pela implementação da norma RCS - Recycled Claim Standard. Precisamos de combater o greenwashing.”

“Se toda a cadeia de produção de calçado implementar a norma RCS - Recycled Claim Standard, os sapatos serão certificados e o consumidor final saberá exatamente o que está a comprar e qual a incorporação de matérias recicladas no sapato. Será uma mudança disruptiva no mercado de calçado!” afirma este dirigente.

Neste momento, a ISI Soles também já conseguiu certificar as suas solas produzidas a partir de bolas de ténis e padel em fim de vida segundo a norma RCS- Recycled Claim Standard.

Para mais informações sobre processo de certificação RCS contactar: [email protected]

4844

Voltar