Notícias

ISO publica normas sobre tamanhos e sistemas de marcação do calçado

quinta-feira, 12 de março de 2015
ISO publica normas sobre tamanhos e sistemas de marcação do calçado

A Organização Internacional para a Normalização (ISO) publicou recentemente 2 normas que relacionam o comprimento do calçado e a numeração do calçado segundo vários dos sistemas em vigor (europeu, inglês, americano, chines, entre outros.

Após vários anos de trabalhos relacionados com estas temáticas, que tem sido alvo de estudo em todo o mundo, foi possível estabelecer relações consensuais entre as diversas numerações:

- ISO/TS 19407 Footwear - Sizing -Conversion of sizing systems (conversão dos sistemas de marcação - Esta Especificação Técnica é composta por três tabelas de conversão de tamanhos, que abrange os principais sistemas de dimensionamento do calçado (Mondopoint, Europeu e Reino Unido). As tabelas baseiam-se na medição do comprimento do pé, sendo este o ponto de partida lógico para qualquer sistema de marcação do tamanho do sapato. As tabelas são as seguintes:

Tabela 1 - conversão de tamanho de adultos;

Tabela 2 - tamanho recomendado para adultos-marcação (simplificado);

Tabela 3 - conversão de tamanho infantil.

-ISO/TS 19408-Footwear — Sizing — Vocabulary and Terminology ( Vocabulário e terminologia) - Esta Especificação Técnica define termos comuns usados na determinação do tamanho e sistemas de marcação do calçado.

A elaboração destas normas contou com a participação do Organismo de Normalização Sectorial do CTCP e da Comissão Técnica do Calçado Portuguesa, a CT 57, que acompanham os trabalhos normativos do Comité Europeu para a Normalização (CEN) e da Organização Internacional para a Normalização (ISO).

O Centro Tecnológico de Calçado de Portugal (CTCP) é o ONS - Organismo Nacional sectorial, no domínio do Calçado, desenvolvendo atividades de normalização no âmbito de um Protocolo de Cooperação, estabelecido com o Instituto Português da Qualidade (IPQ) em 2003. O trabalho da CT 57- Comissão Técnica relativa a calçado incide na normalização aplicável aos materiais e componentes para calçado, bem como ao calçado, incluindo a terminologia e definições, testes e ensaios e especificações. Durante o ano em curso estas entidades procederão a tradução destas duas normas de especificação técnica de inglês para Português.

Fonte: ctcp
5020

Voltar

Relacionado