Notícias

JONIL obtém certificação do sistema de gestão ambiental

quarta-feira, 10 de novembro de 2021
Com o apoio do CTCP
JONIL obtém certificação do sistema de gestão ambiental

A JONIL, uma empresa de calçado de Felgueiras, que desenvolve atividade há 35 anos e conta com 110 colaboradores para o desenvolvimento do seu calçado, que é essencialmente destinado a clientes internacionais, acaba de ver o seu sistema de gestão ambiental certificado.

Ciente da crescente preocupação mundial com o desempenho ambiental da indústria da moda e, em particular, do setor do calçado, a JONIL tem vindo a investir na melhoria das suas práticas ambientais. Com o objetivo de sistematizar as metodologias e responder de modo mais eficaz às solicitações de clientes, a empresa, com com o apoio do CTCP, implementou o sistema de gestão ambiental, de acordo com os requisitos da norma NP EN ISO 14001:2015 e este foi recentemente certificado pela entidade SGS.

"Num estreito trabalho de equipa entre o CTCP e a responsável do Ambiente da JONIL, foi possível implementar um sistema de gestão ambiental que envolveu ativamente os colaboradores e fornecedores da empresa,  que responderam de forma empenhada às inúmeras exigências ambientais, quer das obrigações legais, quer de solicitações de clientes"  refere Joana Catarino, do CTCP.

A Gerência da JONIL espera que "a aposta na certificação do sistema de gestão ambiental contribua para o reconhecimento por parte das marcas do bom desempenho ambiental da empresa, atraindo até novos clientes".



Atualmente a sustentabilidade da sua atividade produtiva é um dos pilares que orientam a estratégia da empresa,  ao nivel da  seleção de materiais, métodos produtivos e formas de controlo do impacte ambiental na perspectiva do ciclo de vida dos seus produtos.

O investimento ambiental incluiu a melhoria da eficiência energética das instalações, aposta em colas de base aquosa e de menor perigosidade para o ambiente, instalação de equipamento que reduz o impacte ambiental da utilização de solventes e controlo e monitorização contínua de aspetos ambientais decorrentes da produção de calçado.

A curto prazo, a JONIL pretende apostar na redução de gases com efeito de estufa, através da instalação de painéis fotovoltaicos para produção de energia elétrica e vai manter-se atenta às melhores tecnologias ambientais de forma a continuar a investir na melhoria da proteção do ambiente e na minimização do seu impacte ambiental.

Fonte: CTCP
2583

Voltar