Notícias

Kyaia mostra fábrica inteligente e sustentável

segunda-feira, 15 de novembro de 2021

No dia 10 de novembro a empresa apresentou à indústria várias soluções inovadoras, desenvolvidas no âmbito do projeto FAMEST
Kyaia mostra fábrica inteligente e sustentável

A Kyaia enquanto empresa copromotora líder do consórcio do projeto FAMEST e o CTCP realizaram, no passado dia 10 de novembro, uma Ação de Demonstração com visita às instalações da empresa, em Guimarães.

A empresa apresentou aos participantes -um conjunto alargado de representantes de empresas do setor- várias soluções inovadoras para a indústria, abordando a temática da “sustentabilidade e Indústria 4.0”.

Após uma curta sessão de boas vindas, feita por Fortunato Frederico, presidente do Grupo Kyaia  e Reinaldo Teixeira, em representação do CTCP e  APICCAPS deu-se início a um conjunto de apresentações técnicas feitas pelas principais empresas/entidades envolvidas: CTCP, Inesctec, Flowmat, Oficinaware, CEI e  KSI- Kyaia Soluções Informáticas.

Esta apresentação permitiu dar a conhecer aos participantes os resultados do projeto FAMEST e os sistemas mais avançados de produção de calçado, nomeadamente: Sistema informático de planeamento da produção; Sistema de recolha de dados dos sistemas de corte e de produção para a tomada de decisões de gestão; Plataformas IIoT e Colaborativas; Sensores RFID para gestão de amostras e da produção; Forno para secagem de colas aquosas; Sistema de movimentação AGV para transporte de materiais entre armazéns e produção; Plataforma de desenvolvimento e apresentação digital de modelos online; e Produção de modelos de calçado com menor pegada ambiental.

Após as apresentações técnicas, Fortunato Frederico convidou os participantes a visitar a fábrica e verem em funcionamento os sistemas apresentados. Este responsável afirmou ter “gosto” por mostrar ferramentas que resultam na resolução de problemas do dia-a-dia de uma empresa de produção de calçado e que os “colegas” poderão também facilmente beneficiar nas suas empresas.




SISTEMAS APRESENTADOS E PRINCIPAIS VANTAGENS:

Sistemas de corte automático
- Sistemas de corte sensorizados para recolha de dados e tomada de decisões de gestão
- Novos sistemas de corte por jato de água ou por faca FAMEST até 100% maior produtividade
- Redução dos resíduos de produção associados ao corte
- Manutenção remota e preditiva reduzem custos de manutenção
- Novos sistemas desenvolvidos seguindo abordagens de ecodesign e modularidade reduzem os custos de utilização

Sistema de movimentação AGV para transporte de materiais entre armazéns e produção
- Movimentação de gáspeas, solas e formas dos armazéns para linhas de montagem
- Eliminação de operações que não acrescentam valor ao produto final
- Abastecimento sincronizado com a produção
- Sistema de localização do AGV por Contornos adquiridos por laser
- Rápida configuração e adaptação do AGV ao layout fabril

Sistema de recolha de dados da produção para a tomada de decisões de gestão, incluindo a utilização de sensores para acompanhamento da produção
- Sistema Ciber-Físico Equipamento de Corte i4.0, que permite recolha de informação dos equipamentos produtivos em tempo real, por exemplo, velocidade, consumo de energia, estado do equipamento, alarmes, etc.
-O Forno de Secagem composto por três secções: Desumidificação; Secagem: ar quente ventilado com remoção da humidade para colas à base de água e Reactivação: irradiação de calor por infravermelhos

Ferramenta informática de apoio à gestão estendida para a Indústria do Calçado
- Integração Sistemas Produção Ciber-Fisicos e Controlo de Produção via RFID
- Dashboards relevantes, que possibilitam um maior acompanhamento das relações na rede colaborativa
- Sistema de Gestão de Pedidos de Amostras otimizado

Plataforma informática Marketing Digital

- Integração das vendas no e-marketing para melhor segmentação de campanhas
-  Disponibiliza Kpi’s para auxiliar a gestão no que diz respeito à definição de campanhas mais focadas, assim como à rotação e à reposição de stocks entre as lojas

Plataforma Brand to Retailer

- Módulo de Organização e Gestão de conteúdos
- Lojistas visualizam e constroem as suas coleções de uma forma interativa e simples
- Para cada produto apresenta informação técnica
- Produto registado num estúdio fotográfico


Modelos de calçado com menor pegada ambiental
- Novos couros “mais ecológicos”, utilizando subprodutos da indústria alimentar e do papel.
- Novos conceitos de calçado com menor pegada ambiental
- Ecodesign para redução da pegada ambiental
- Ferramenta para calcular a pegada ambiental / sustentabilidade do calçado


Muitas destas soluções e sistemas inovadores encontram-se em pleno funcionamento na Kyaia, nas suas unidades de Guimarães e Paredes do Coura, resultando em ganhos significativos de produtividade e flexibilidade. Benefícios que poderão ser também facilmente replicados noutras empresas, daí a importância de ações como esta, que visam promover e difundir as boas práticas desenvolvidas no âmbito de projetos de IDT recentes, junto das empresas do setor e de outros setores, para que mais empresas possam aplicar estas tecnologias e beneficiar das suas vantagens.

Para mais informações sobre este projeto contacte-nos: famest.ctcp.pt ou [email protected]

Apoio
O projeto FAMEST Footwear, Advanced Materials, Equipment’s and Software Technologies tem como promotor FORTUNATO O. FREDERICO & CA LDA e conta com cofinanciamento do Programa COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico I&DT - Programas Mobilizadores.


1052

Voltar

Relacionado