Notícias

Luís Onofre reeleito Presidente da APICCAPS

segunda-feira, 20 de julho de 2020
Luís Onofre reeleito Presidente da APICCAPS

Luís Onofre é, hoje, reeleito Presidente da APICCAPS (Associação Portuguesa dos Industriais de Calçado, Componentes, Artigos de Pele e seus Sucedâneos), para um novo mandato de três anos.
 
Onofre liderará uma equipa de 26 empresários de uma associação empresarial, de âmbito nacional com sede no Porto, fundada em 1975 e que representa toda a fileira do calçado em Portugal (Indústria de calçado, Indústria de componentes para calçado, Indústria de artigos de pele e Indústria e comércio de bens equipamentos).
 
“Estas eleições ocorrem precisamente num momento excecional das nossas vidas. Ainda que esteja por apurar, com rigor, o impacto da pandemia na economia mundial e nas nossas empresas, sabemos de antemão que teremos um grande desafio pela frente”, sublinhou Luís Onofre. Para o reeleito Presidente da APICCAPS, “numa altura em que o tema da reindustrialização voltou à agenda europeia, importa que Portugal crie condições para se afirmar, em definitivo, como líder no desenvolvimento de soluções integradas para o cluster do calçado””.
 
Constituída por mais de 1 762 empresas, responsáveis por 44 161 postos de trabalho (dados do Ministério do Trabalho), a fileira do calçado e artigos de pele exporta mais de 90% da sua produção, o equivalente 2.044 milhões de euros no final de 2019. 
 
Na última década, as exportações da fileira do calçado e artigos de pele aumentaram 55%. Os cenários atuais são menos otimistas, uma vez que se estima que o consumo mundial de calçado possa cair 22,5% este ano (dados do World Footwear).
 
 
Com forte aglomeração geográfica, a produção de calçado e artigos de pele distribui-se maioritariamente por dois polos centrados nos concelhos de Felgueiras e Guimarães, por um lado, e Santa Maria da Feira, Oliveira de Azeméis e São João da Madeira, por outro. Em conjunto, estes cinco concelhos representam mais de três quartos do emprego setorial. Um emprego que também na última década registou sinais muito positivos, com a criação de 6.648 postos de trabalho (crescimento superior a 20%). Mais a sul, na zona da Benedita, encontra-se outro polo do setor que, ainda que apresente menor expressão quantitativa, continua a ser muito relevante.
 
 
Onofre e APICCAPS lideram igualmente na Europa
 
Empresário de terceira geração, o Presidente da APICCAPS é, igualmente, o responsável-máximo da Confederação Europeia da Indústria de Calçado. A CEC representa toda a indústria europeia de calçado, uma indústria constituída por cerca de 21 000 empresas, responsáveis por mais de 278 mil postos de trabalho.
 
Luís Onofre estudou na Escola de Belas Artes, no Porto, e mais tarde formou-se no Centro de Formação Profissional da Indústria de Calçado, agora Academia de Design e Calçado. Em 2014, o Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, atribuiu-lhe a comenda da Ordem do Mérito Empresarial.


Fonte: APICCAPS
1036

Voltar