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Marca de sapatos Cubanas estreia lojas em Portugal e no Líbano

quinta-feira, 17 de novembro de 2011
Marca de sapatos Cubanas estreia lojas em Portugal e no Líbano

A But Fashion Solutions, que detém a Cubanas, investe todos os anos 40 mil euros em patentes.
A Cubanas, marca de calçado 100% portuguesa, vai abrir no próximo mês a sua primeira loja monomarca no país, um espaço que pretende ser uma montra para os mercados nacional e internacional. E já para Maio do próximo ano está prevista a abertura de duas lojas Cubanas no Líbano, que serão exploradas em regime de ‘franchising por um grupo local com interesses no sector farmacêutico, adiantou António Marques, proprietário da But Fashion Solutions, empresa que detém a marca portuguesa.

Itália, Inglaterra e África do Sul estão também nos horizontes de expansão da rede de lojas Cubanas. "Neste últimos seis meses temos tido muitos contactos internacionais", justificou. Por isso, as exportações de sapatos Cubanas estão a conhecer um forte incremento. Segundo António Marques, as vendas da marca para os mercados externos deverão crescer 30% este ano, um aumento alavancado pelas vendas em países como a Alemanha, Itália, França e no continente asiático (Taiwan, Japão, Singapura). A marca Cubanas chega, actualmente, a 20 países.

A primeira loja Cubanas, um "projecto que está a ser desenvolvido há cerca de quatro anos", pretende ser uma "loja conceito para servir para a abertura de mais lojas internacionais", explicou António Marques. O novo espaço será numa das principais ruas de Lisboa, "numa zona muito nobre da cidade" e terá 150 metros quadrados, revelou, escusando-se ainda a adiantar o local exacto do espaço.

Com a abertura da loja, e para fortalecer a marca, está prevista a comercialização de acessórios Cubanas (carteiras, bijutaria, óculos) e durante o próximo ano o lançamento de uma linha de vestuário. "Vamos introduzir gradualmente os novos produtos Cubanas", revelou.

Investimento em patentes
Nesta colecção Outono/Inverno, a Cubanas está a lançar no mercado a bota ‘Lucky , um modelo patenteado em toda a Europa que reúne madeira, borracha e pele. Segundo António Marques, "nunca ninguém juntou madeira e borracha", sendo que o produto está a "ser um grande sucesso de vendas". O modelo, que à semelhança de toda a colecção é desenvolvido pela equipa de ‘design da empresa, irá também ter uma edição exclusiva na época de Natal, que incluirá cristais Swarovski. De acordo com António Marques, a empresa investe "todos os anos entre 30 a 40 mil euros só em protecção de modelos".

A But Fashion Solutions prevê fechar o ano com uma faturação na ordem de 12 milhões de euros. A concretizar-se, será um aumento de 20% face a 2010, essencialmente suportado nas exportações, cujo peso nas vendas ronda os 60%. A marca Cubanas valerá mais de 45% da facturação. A empresa detém também a rede de sapatarias multimarca Made In (12 em Portugal e duas em Itália).
 

Fonte: Económico,06-Out.2011
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