Notícias

O calçado certo para o pé diabético

segunda-feira, 15 de novembro de 2021
Dia Mundial da Diabetes
O calçado certo para o pé diabético

No dia 14 de novembro comemora-se o Dia Mundial da Diabetes. Para celebrar esta data partilhamos informação sobre a importância do calçado adequado para pessoas com esta patologia.

Sabia que na Europa, existem cerca de 60 milhões de pessoas com diagnóstico de diabetes? E como consequência, complicações nos membros inferiores, como a Síndrome do Pé Diabético, são frequentes.

O Síndrome do pé diabético (SPD) pode ocorrer a qualquer momento da vida do doente, mas com os devidos cuidados as pessoas com diabetes podem controlar o SPD e evitar complicações graves.

O calçado é um aspeto de grande relevância para as pessoas com o pé diabético, pois a utilização de um calçado desadequado poderá conduzir à formação de úlceras que poderão conduzir a problemas graves nos pés.

A Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal (APDP) criou o Programa APDP – Calçado Saudável com o objetivo de atribuir o reconhecimento pela equipa de profissionais da APDP ao calçado que respeite os critérios estabelecidos através da atribuição de um selo “APDP – Calçado Saudável” A APDP definiu os seguintes critérios para um calçado saudável:
1. Base do sapato com largura correspondente à do pé.
2. Biqueira larga, alta e arredondada, permitindo a acomodação e movimento dos dedos sem causar pressão e deixando cerca de um 1 cm da ponta ao dedo mais comprido.
3. A parte superior do calçado confecionado em pele natural ou materiais próprios com forro macio e sem costuras internas.
4. Calcanhar com contraforte estável que sustente o calcanhar, e rebordos que acompanhem, mas não cubram os tornozelos e o tendão de Aquiles.
5. Aperto com cordões ou tiras de velcro, permitindo a distensão e ajuste ao longo do dia em situações de edema/inchaço. O pé não deverá estar nem constrito nem folgado ao andar.
6. Palmilha e sola semirrígidas, de material antiderrapante (borracha ou poliuretano) e amortecedor.
7. A sola deverá ter 0,5 - 1 cm sob a parte anterior do pé.
8. O salto deverá ser estável e inferior a 2 cm (homens) e 4 cm (mulheres).
9. O calçado saudável deverá ambicionar um máximo de conforto

Em suma, as características básicas a observar para um calçado saudável incluem a avaliação da largura, comprimento, altura e sistemas e aperto, que permitam a correta adaptação do sapato ao pé. Tanto os materiais do corte, forro, sola e palmilha, como a altura do salto deverão ser considerados.

E, assim, com o propósito de melhorar a qualidade de vida das pessoas com diabetes e dar resposta às suas necessidades, surge o projeto DIASHOE com o objetivo de informar e orientar os fabricantes de calçado, pacientes, cuidadores informais, profissionais de saúde e vendedores de calçado para melhor enfrentar este problema por via da prevenção e desenvolvimento de novas competências.

DIASHOE vai abordar esta temática num curso interativo, digital com estratégias de fabricação para criar calçado adequado, que está dividido em 3 pacotes de educação digital, destinados aos 3 grupos-alvo diferentes e vai estar disponível em 6 idiomas.

  

1793

Voltar

Relacionado