Notícias

Oficina Dar Forma às Ideias

Modelação e Manufatura de uma Mochila

segunda-feira, 7 de junho de 2021
Vem dar forma às tuas ideias, despertar a tua criatividade e desenvolver uma mochila exclusiva em apenas 6 dias.
Oficina Dar Forma às Ideias

Portugal tem dos melhores artesãos do mundo na área de produção de artigos de moda, que são cada vez mais procurados por marcas reconhecidas mundialmente, que os vendem a uma classe média alta, aliando o valor do produto à manualidade do processo e qualidade dos materiais.
Com o objetivo de transferir este saber-fazer para pessoas que pretendam aprender a arte de produzir uma mochila, de forma manual, do início ao fim, o CTCP vai promover a Oficina Dar forma às Ideias – Modelação e Manufatura de uma Mochila.

Esta oficina terá a duração de 45 horas, será realizada às 5ª e 6ª feiras das 9h00- 17h30 com data de início prevista para 24 de junho e visa desenvolver competências técnicas de manufatura de uma mochila.

Cada formando poderá criar um modelo diferente, tendo em conta um modelo base, com recurso à criatividade e utilização de materiais distintos como tecidos e não-tecidos, lonas, napas, ganga, cortiça, entre outro.

No final da oficina os participantes ficam com a mochila que produziram e têm direito a um certificado de formação profissional.

O CTCP disponibiliza o Kit com todos os materiais necessários ao desenvolvimento da formação, conceção e produção da mochila.

Objetivos:
-Sensibilizar e desenvolver competências para a atividade de desenvolvimento, manufatura e venda de artigos de moda e marroquinaria. No final os participantes vão ser capazes de desenhar, modelar e produzir manualmente uma mochila;
- Despertar para a produção manual de produtos de alto nível de diferenciação;
- Desenvolver competências técnicas específicas do setor da marroquinaria, nos destinatários, aumentando a sua empregabilidade e contribuindo para o aumento da competitividade das empresas e do setor em geral;

A quem se destina?
Esta oficina/formação prática destina-se a desempregados e/ou jovens à procura de emprego, preferencialmente  com  interesse nas áreas de área do Design, Moda, manufatura de marroquinaria e calçado.

Esta oficina é promovida pelo CTCP, no âmbito do projecto Direitos e Desafios INOVA+, financiado pelo programa Contratos Locais de Desenvolvimento Social  (CLDS4G), promovido pela Casa dos Choupos. Pessoas do concelho de Santa Maria da Feira terão prioridade na inscrição.
Horário: 5ª e 6ª feiras das 9h00- 17h30
Local: Sede da ALPE  em S. M. da Feira
Data de Início:  24 de junho
Data de fim: 09 de julho

INSCRIÇÕES


Esta formação é gratuita mas sujeita a inscrição em qualifica.ctcp.pt
Vagas são limitadas

Formador: André  Amorim
Licenciado em Design de Moda e Têxtil pela ESART- Escola Superior de Artes Aplicadas de Castelo Branco.
Iniciou a sua carreira no Design e Modelação de Acessórios em 2009. Ao longo destes 11 anos tem vindo a colaborar com várias empresas do sector do calçado e marroquinaria, tanto nacionais como internacionais.
Em 2018 começou a colaborar com o Instituto Politécnico do Cavado e do Ave como Docente de Modelação e Produção de Calçado.

A última oficina de mochilas que realizamos  foi online, onde os participantes aliaram a técnica ao design e os resultados foram os modelos que vos apresentamos abaixo:


 
O que acharam os participantes desta oficina

"O conteúdo apresentado no curso para além de nos permitir realizar um projeto do início ao fim, transmite-nos competências para futuros projetos que queiramos realizar. O formador tem competências pedagógicas incríveis, e explica muito bem, motivando os alunos. Para além disso saliento o facto que sinto que o formador transmite tudo o que sabe, todos os detalhes que fazem a diferença, sem reter pra si informação!"

"Adorei. Permitiu adquirir conhecimentos na área da modelação e na parte prática da confecção de uma mochila, comportamento dos materiais, etc... Ao longo do curso o André (formador) foi explicando paralelamente algumas situações em contexto real de trabalho. E isso é sem dúvida o mais interessante. Obrigado Ctcp."


"Muito importante para desenvolvimento de produtos no âmbito da minha atividade de comercio de artigos de marroquinaria"



3016

Voltar