Notícias

Oficina Dar Forma às Ideias

quarta-feira, 6 de outubro de 2021
Vem dar forma às tuas ideias, despertar a tua criatividade e desenvolver uma bolsa exclusiva com material de liteiro.
Oficina Dar Forma às Ideias

No passado nada se perdia, tudo se criava. De velhos "trapos", reduzidos a tiras, se criavam as mantas de farrapos ou liteiros. Serviam para a cama, para o berço de um filho e até para usar como agasalho nos dias de mais frio. Esta tradição foi-se perdendo, mas começa agora a despertar interesse e tem vindo a ser recuperada em várias regiões do país. Santa Maria da Feira também quer erguer esta tradição e mostrar que este material pode ser versátil e ser utilizado em peças de moda contemporâneas. É assim que surge a ideia de ensinar a produzir uma bolsa com a utilização de liteiros. É uma forma de dar nova vida a tecidos que de outra forma seriam depositados no lixo.

Assim, CTCP vai promover a Oficina Dar forma às Ideias – Modelação e Manufatura de uma Bolsa com Liteiro, que visa unir tradições com o saber-fazer de uma bolsa e transferir este conhecimento para pessoas que pretendam aprender a arte de produzir uma bolsa em material de liteiro, do início ao fim.

Esta oficina terá a duração de 50 horas, será realizada às sextas-feiras das 9h00- 17h30, na sede da ALPE em Santa Maria da Feira.
Cada formando poderá criar um modelo diferente, tendo em conta um modelo base, com recurso à criatividade e utilização de materiais como liteiro( diferentes padrões), peles, lonas, napas, ganga, cortiça, entre outros.


O CTCP disponibiliza o Kit com todos os materiais necessários ao desenvolvimento da formação e materialização da bolsa. No final da oficina os participantes ficam com a bolsa que produziram e têm direito a um certificado de formação profissional.

Objetivos:
- Sensibilizar e desenvolver competências para a atividade de desenvolvimento, manufatura e venda de artigos de moda e marroquinaria. No final os participantes vão ser capazes de desenhar, modelar e produzir manualmente uma bolsa;
- Despertar para a produção manual de produtos de alto nível de diferenciação;
- Desenvolver competências técnicas específicas do setor da marroquinaria, nos destinatários, aumentando a sua empregabilidade e contribuindo para o aumento da competitividade das empresas e do setor em geral;

A quem se destina?
Esta oficina/formação prática destina-se a desempregados e/ou jovens à procura de emprego, preferencialmente com interesse nas áreas de área do Design, Moda, manufatura de marroquinaria e calçado.

Esta iniciativa é promovida pelo CTCP, no âmbito do projeto Direitos e Desafios INOVA+, financiado pelo programa Contratos Locais de Desenvolvimento Social (CLDS4G), promovido pela Casa dos Choupos. Pessoas do concelho de Santa Maria da Feira terão prioridade na inscrição.
Horário: 6ª feiras das 9h00- 17h30
Local: Sede da ALPE em S. M. da Feira
Data de Início: 22 de outubro
Data de fim: 26 de novembro

INSCRIÇÕES

Esta formação é gratuita mas sujeita a inscrição em qualifica.ctcp.pt
Vagas são limitadas

Formador: André Amorim
Licenciado em Design de Moda e Têxtil pela ESART- Escola Superior de Artes Aplicadas de Castelo Branco. Iniciou a sua carreira no Design e Modelação de Acessórios em 2009. Ao longo destes 11 anos tem vindo a colaborar com várias empresas do sector do calçado e marroquinaria, tanto nacionais como internacionais. Em 2018 começou a colaborar com o Instituto Politécnico do Cavado e do Ave como Docente de Modelação e Produção de Calçado.

Testemunhos

"O conteúdo apresentado no curso para além de nos permitir realizar um projeto do início ao fim, transmite-nos competências para futuros projetos que queiramos realizar. O formador tem competências pedagógicas incríveis, e explica muito bem, motivando os alunos. Para além disso saliento o facto que sinto que o formador transmite tudo o que sabe, todos os detalhes que fazem a diferença, sem reter pra si informação!"

"Adorei. Permitiu adquirir conhecimentos na área da modelação e na parte prática da confecção de uma mochila, comportamento dos materiais, etc... Ao longo do curso o André (formador) foi explicando paralelamente algumas situações em contexto real de trabalho. E isso é sem dúvida o mais interessante. Obrigado Ctcp."


"Muito importante para desenvolvimento de produtos no âmbito da minha atividade de comercio de artigos de marroquinaria"





1835

Voltar

Relacionado