Notícias

Painéis fotovoltaicos: uma aposta vencedora

Artigo | 2 minutos

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2021
Resultados da instalação de energia fotovoltaica em empresas de calçado são muito positivos.
Painéis fotovoltaicos: uma aposta vencedora

Os painéis fotovoltaicos captam a energia solar, transformando-a em energia elétrica para consumo próprio, reduzindo assim os custos de eletricidade da empresa. Quando há um excesso de produção face às necessidades da empresa, é possível vender esse excesso o à rede elétrica.

O tempo de recuperação do investimento de um sistema solar fotovoltaico é variável, dependendo do tipo de instalação, orientação, inclinação, manutenção do sistema e tarifário de energia elétrica em vigor. Assim, a implementação deste tipo de sistemas implica a análise do perfil tarifário e de consumo, de modo a dimensionar o sistema solar fotovoltaico, com o objetivo de obter uma solução que garanta a rentabilização do investimento.

Aspetos a considerar na aquisição de um coletor solar fotovoltaico:
- Espaço disponível na cobertura: A área disponível na cobertura condiciona a área de painéis que se podem instalar e o seu posicionamento, caso não tenha área suficiente a opção pelo sistema solar fotovoltaico pode ficar comprometida.
- Orientação e sombreamentos: Os painéis solares fotovoltaicos devem estar devidamente orientados para maximizar a incidência da radiação solar, entre Este e Oeste, sendo a orientação Sul a que garante o maior aproveitamento da radiação incidente. A existência de obstáculos que provoquem sombreamento dos painéis afetam o rendimento dos mesmos.

A manutenção periódica dos painéis solares fotovoltaicos é essencial para que não haja diminuição de eficiência e prevenir possíveis problemas. Esta consiste essencialmente em:
- Limpeza dos painéis (remoção de poeiras e detritos dos painéis fotovoltaicos);
- Verificação de sombreamentos bem como pontos de humidade ou outros danos nos painéis;
- Verificação da estrutura de fixação (apertos e pontos de corrosão);
- Verificação das ligações entre painéis, com o inversor e o contador.

A implementação de painéis solares fotovoltaicos apresenta diversas vantagens, nomeadamente:
- Produção de eletricidade a longo prazo
- Redução da Fatura de Eletricidade (é de esperar reduções de cerca de 40% no consumo de energia, em kW)
- Redução das emissões de CO2
- Contribuir para reforço do posicionamento da empresa associada à sustentabilidade

De seguida apresentam-se alguns resultados, obtidos com a implementação de painéis fotovoltaicos numa empresa produtora de calçado, situada em Felgueiras, com cerca de 100 trabalhadores e capacidade para produzir 240 000 pares / ano.

A empresa iniciou a utilização de painéis fotovoltaicos em maio de 2019, tendo sido recolhidos os dados referentes ao consumo (kW) e custo com energia (€) entre maio e julho nos anos 2017, 2018 e 2019.

Observando o gráfico de consumo (kW), verifica-se que entre 2017 e 2018, este é semelhante em cada um dos meses registados. Já em 2019 (após implementação dos painéis) constata-se que há uma diminuição efetiva e consistente de consumo, redução essa que atingiu 39% em julho. Devido a aumento do preço da energia elétrica, a redução com os custos não é tão acentuada, ainda assim verifica-se uma diminuição de 32% em julho face ao mesmo período de 2018.

Em termos de emissão de CO2, olhando para o desempenho dos meses de julho de 2018 e 2019, verifica-se a redução em quase 40% na emissão de gases com efeito de estufa.


Resultados semelhantes têm se vindo a verificar noutras empresas de calçado que optam pela implementação de painéis fotovoltaicos. Estes resultados permitem confirmar uma redução de custos com a energia eléctrica, assim como um melhor desempenho ambiental, com a redução significativa da emissão de gases com efeito de estufa. Indiretamente, mas não irrelevante, será o reforço da imagem da empresa no âmbito da sustentabilidade, que irá contribuir também para o aumento da competitividade.

Mais informação sobre este tema pode ser consultada no GUIA: Eficiência energética no Setor do Calçado AQUI


2310

Voltar